Hospital Conde Modesto Leal oferece oficina culinária às crianças internadas

Atividade acontece mensalmente, com o objetivo de promover diversão e incentivar a alimentação saudável

sexta-feira, 17 novembro 2023

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, elaborou um projeto para trazer mais leveza ao momento de internação das crianças: a oficina “Mini Chefes”, que está sendo realizada mensalmente no Centro Pediátrico Dr. Anísio Rangel Filho, localizado no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro. Na atividade, as crianças internadas na enfermaria podem elaborar diferentes receitas, com apoio da equipe de nutrição da unidade.

Os pacientes e seus responsáveis podem participar da oficina, promovendo momentos de diversão e o contato com formas de alimentação saudável utilizando receitas do dia a dia. Após o preparo e degustação, as crianças recebem um certificado simbólico, mostrando que foram aprovadas na oficina e já podem aplicar os conhecimentos em casa.

Domênica Panno, coordenadora de nutrição do hospital, explica que um dos objetivos do projeto é aproximar a criança do alimento e das diferentes texturas.

“Às vezes, a criança não gosta de algumas receitas em casa, mas chega aqui e vê outras se alimentando e quer experimentar novamente. Isso influencia muito na aceitação dos pequenos e também torna o momento de internação mais leve. A ideia é fazer a estadia deles aqui o menos desconfortável possível. Transformar um momento que pode ser traumático na vida deles, em algo lúdico”, afirmou.

Vinícius Oliveira dos Santos é pai do pequeno Arthur, de 3 anos. Ele acompanhou a ação que o filho participou e ficou entusiasmado com a iniciativa.

“Eu achei muito inovador ter uma atividade desse tipo no hospital. A criança muda o comportamento quando chega na unidade de saúde, às vezes fica triste. Então, participar de uma atividade divertida como essa, já muda completamente o humor deles”, destacou o pai do Arthur.

Centro Pediátrico

No Centro Pediátrico do Hospital Conde Modesto Leal são atendidas, em média, 210 crianças por dia, oferecendo assistência 24 horas e de qualidade, com pediatras de plantão para prestar o suporte necessário aos pequenos de até 13 anos.

O espaço tem cerca de 460 metros quadrados e inclui quatro consultórios, dez leitos pediátricos, dois leitos de isolamento e três leitos de trauma, reduzindo o tempo de espera. Também há uma brinquedoteca e um lactário para o preparo, higienização e distribuição de misturas lácteas e fórmulas infantis.