Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara recebe certificação por boas práticas de enfermagem

Selo foi entregue pelo Conselho Regional de Enfermagem e reflete os processos de trabalho implementados, além da assistência de qualidade oferecida

quinta-feira, 21 dezembro 2023

Foto: Georges Tzoulas

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, recebeu na quarta-feira (20/12) o Reconhecimento Bronze do Programa de Apoio à Sistematização da Assistência de Enfermagem e Implantação do Processo de Enfermagem (PRO_SAE_PE). O selo atesta a qualidade da metodologia de trabalho adotada nessa área, o impacto da padronização das ações, as melhorias no registro e documentação, além de marcar a estrutura de ponta da unidade hospitalar.

O PRO_SAE_PE é um programa do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e a certificação foi entregue em cerimônia no auditório da unidade hospitalar. No evento, o hospital teve destaque por ter sido o único no país que implementou essa configuração do Processo de Enfermagem pelos padrões funcionais de saúde de Marjory Gordon junto ao sistema de linguagem padronizada do NANDA-I, aliado ao método de anotação e registro SOAP. Essa tecnologia proporciona uma assistência mais qualificada e sistematizada ao paciente, oferecendo também mais autonomia ao enfermeiro (a).

Em todo o estado, o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é a 15ª unidade a receber o selo bronze do programa. O próximo passo é a obtenção do reconhecimento ouro, que poderá ser conquistado após 90 dias de implementação e efetividade do processo de enfermagem.

A diretora de enfermagem do hospital, Ana Paula Silva, afirmou que a certificação é resultado do esforço coletivo, representando acolhimento e qualidade.

“A equipe assimilou e implementou com sucesso as mudanças no processo de enfermagem para obtermos esse reconhecimento. Ele é resultado do esforço da equipe, que está diariamente junto ao paciente, prestando toda a assistência necessária. No hospital, todos os desafios colocados serão superados e vencidos e, no próximo ano, nossa meta é avançar rumo à classificação ouro”, garantiu.

Cuidado efetivo ao paciente

Rosemary Ferreira Santana, conselheira titular do Coren-RJ e coordenadora do PRO_SAE_PE, detalhou como funciona o processo de entrega dos reconhecimentos e seu impacto ao paciente.

“Essa certificação é dividida em estrutura, processo e resultado. O reconhecimento bronze representa que a instituição implantou o processo de enfermagem com a estrutura adequada. O ouro é a melhoria efetiva da qualidade de assistência ao paciente. Esse é o nosso objetivo, tendo uma evolução sustentada na teoria de Gordon”, explicou.

A primeira-dama de Maricá, Rosana Horta, também participou do evento e reforçou o papel dos profissionais de saúde para o bem-estar coletivo.

“Estou muito grata por participar dessa atividade, porque saúde é acolhimento e cuidado ao próximo. É motivo de felicidade os profissionais do hospital receberem esse reconhecimento, principalmente pelo esforço e trabalho que todos fazem pela população de Maricá”, concluiu.

Hospital faz a diferença na cidade

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é referência em cirurgias eletivas no município, realizando procedimentos de diversas especialidades. De janeiro a novembro de 2023, foram mais de 10 mil operações realizadas, todas marcadas pela Central de Regulação do município, seguindo os critérios de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade hospitalar também conta com um setor de trauma referenciado, que atende pacientes que chegam à unidade em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros ou das unidades de Urgência e Emergência da cidade. Entre fevereiro (mês de inauguração do espaço) e novembro, foram 13.798 atendimentos de pacientes no trauma.

No hospital, também são realizados exames de imagem, marcados pela Central de Regulação, além de atendidos pacientes pré e pós-cirúrgicos.