IDR se prepara para publicar trabalhos acadêmicos sobre Maricá

quarta-feira, 12 fevereiro 2020

O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) lançou nesta segunda (10/02) uma chamada para publicação de capítulos de livro. Através de sua editora, a autarquia municipal vai publicar trabalhos acadêmicos sobre a cidade de Maricá.

O livro, intitulado “Estudos Maricaenses: o município de Maricá em debate”, tem como proposta reunir estudos que se debrucem sobre aspectos socioeconômicos, geográficos, urbanos, históricos e culturais do município.

A Lei Complementar nº 304, que instituiu IDR, também previa a criação de uma editora para fomentar publicações de interesse ao município de Maricá.

O presidente do IDR, Alan Novais, ressalta a importância que a editora vai ter no mapeamento de trabalhos sobre Maricá. “É um projeto que vai atrair alunos e professores universitários para ajudar a contar a história da nossa cidade sob os mais variados aspectos. Maricá tem papel importante na economia do Conleste e do Rio de Janeiro. É fundamental que o IDR comece a perpetuar esse conhecimento através de uma criteriosa seleção para desenvolvimento de um acervo para a cidade”.

Três eixos temáticos compõem a proposta do projeto: “Desenvolvimento socioeconômico de Maricá”, com foco em desigualdade e política social, trabalho e renda, desenvolvimento econômico regional, finanças públicas; “Planejamento urbano de Maricá”, que se propõe a investigar mobilidade e transporte, uso e ocupação do solo, infraestrutura, habitação e regularização fundiária, gestão e dinâmica de bacias hidrográficas; e “História e cultura de Maricá”, que deve abordar  patrimônio material e imaterial, populações quilombolas e indígenas, manifestações culturais populares, história do município.

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail editora.idr@marica.gov.br conforme exigências do edital (clique aqui para baixar o edital). O prazo para inscrições começa em 17/02/2020 e vai até o dia 03/04/2020.