IPTU Digital 2024: mais de 267 mil boletos já foram emitidos em Maricá

Desse total, 176,3 mil documentos foram emitidos pelos próprios contribuintes através do Portal SIM, enquanto pouco mais de 91 mil foram disponibilizados nos postos de atendimento

quarta-feira, 21 fevereiro 2024

Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, emitiu entre 8 de janeiro e 21 de fevereiro, mais de 267 mil boletos digitais do IPTU 2024. O serviço totalmente tecnológico foi iniciado este ano. Do total de emissões, 176,3 mil boletos foram emitidos pelos próprios contribuintes através do Portal SIM, enquanto pouco mais de 91 mil foram emitidos através dos postos de atendimento nas unidades do SIM (Centro, Inoã e Itaipuaçu).

Ao optar por emitir o IPTU de forma digital, as prefeituras podem reduzir custos associados à impressão e distribuição de documentos físicos, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência mais acessível aos cidadãos.

Para que o Portal SIM recebesse tantos acessos simultâneos, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação, pasta vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda, criou uma infraestrutura robusta, capaz de não sobrecarregar o sistema e prejudicar os cidadãos.

“A transição para o IPTU digital foi uma decisão estratégica do Prefeito Fabiano Horta e necessitou de um cuidadoso planejamento da infraestrutura de Tecnologia da Informação, garantindo que a solução fosse capaz de lidar com aumento no número de contribuintes e transações online”, explicou o Subsecretário de Tecnologia de Informação de Maricá, Julio Carvalho.

Para a Secretária interina de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Lawrice Souza, a emissão de IPTU online não apenas moderniza os serviços públicos, através da transformação digital, mas também aprimora a relação entre a administração municipal e seus cidadãos.

“Essa transformação digital através da modernização é mais uma marca do Governo Fabiano Horta. Os números mostram que o IPTU digital veio para ficar. Com essa proximidade da relação e a facilidade de acesso online, os contribuintes podem consultar e pagar seu IPTU, a qualquer hora, agilizando o processo e aumentando a adesão ao pagamento em dia”, contou Lawrice Souza.

Vencimento do IPTU 2024 está próximo

Os contribuintes que ainda não pagaram o IPTU 2024 devem correr. Isso porque o primeiro vencimento está marcado para 29 de fevereiro. Até esta data, a cota única terá desconto de 15%, e quem optar por pagar somente a primeira parcela terá 10% de desconto.

Após a geração ou impressão, o contribuinte deverá aguardar por meia hora até que o documento conste do sistema do banco responsável, podendo efetuar o pagamento logo em seguida.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, para acessar a nova forma de pagamento do IPTU é fundamental ter o Cadastro Geral do Município (CGM) atualizado. Para isso, é preciso acessar o portal do SIM (https://sim.marica.rj.gov.br/) e, na barra lateral “Serviços”, clicar “Cidadão” ou “Empresa”, depois a opção “Alteração Cadastral” e “Cadastrar/Atualizar CGM”.