Mais de 2.500 doses foram aplicadas no Dia “D” de Multivacinação em Maricá

Ação aconteceu nas Unidades de Saúde da Família, atualizando a caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos

segunda-feira, 4 setembro 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado (02/09) o Dia “D” de Multivacinação, que mobilizou os moradores, com 2.539 doses aplicadas em 25 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. Durante a ação, foram oferecidas 15 vacinas de rotina para as crianças e adolescentes até 14 anos e a dose contra a Influenza (gripe). Além disso, o público de seis meses a 11 anos pôde se vacinar contra a Covid-19 nas USF Inoã 2 e Elenir Umbelino de Mello. As pessoas a partir de 12 anos puderam atualizar a vacinação contra a Covid-19 nas USF Central, Jardim Atlântico, Marinelândia, Chácara de Inoã e São José 2.

A mobilização foi uma oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação da faixa etária até 14 anos e ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, possibilitando também que a população em geral regularizasse o esquema vacinal contra a Covid-19. Com isso, é fortalecida a proteção contra doenças perigosas e que podem causar diversos agravos à saúde.

Em Itaipuaçu, os moradores marcaram presença para se vacinar. Frederico Andrade, de 38 anos, foi à USF Jardim Atlântico atualizar a vacinação contra a Covid-19 e aprovou a iniciativa.

“Aproveitei o sábado para participar do Dia D de Multivacinação e agradeço essa oportunidade, contribuindo para nos prevenirmos contra várias doenças. Temos que participar dessas campanhas, porque ações como essa são muito importantes e como moradores devemos ter consciência e valorizá-las”, afirmou.

Ana Paula Santos levou o filho Pedro Luca para atualizar a caderneta na USF Santa Rita. Ela pontuou o papel do Dia “D” para a proteção coletiva, principalmente dos pequenos.

“Foi muito importante poder trazer o Pedro para se vacinar no sábado. Todos da família trabalham, então não pudemos trazê-lo antes, mas agora tivemos essa chance de colocar a vacinação em dia, uma forma de proteger as nossas crianças. Fomos muito bem atendidos e só tenho a agradecer”, acrescentou.

Campanha de Multivacinação continua na cidade

A Campanha de Multivacinação continua até o dia 15/09 em 25 Unidades de Saúde da Família (USF). De segunda a sexta-feira, a partir das 8h, as crianças e adolescentes com idade até 14 anos podem atualizar a caderneta de vacinação, sendo disponibilizadas as vacinas de rotina para a faixa etária.

Dentre as vacinas de rotina oferecidas, estão: pentavalente, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, poliomielite (VIP), hepatite A, tríplice bacteriana (DTP), HPV, tríplice viral, VOP, varicela (catapora), febre amarela, hepatite B, difteria e tétano (DT), meningocócica quadrivalente (ACWY).

Endereços das Unidades de Saúde da Família

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.
– USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com a Rua 53), lote 01, quadra 206.
– USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho.
– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã.
– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n.
– USF Elenir Umbelino de Mello: Rua Ary Spindola, quadra A, lote 352, Flamengo.
– USF Ponta Negra: Rua Alcebíades Teodoro Pereira, s/n.
– USF Bambuí: Avenida do Contorno, s/n.
– USF Barroco: Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.
– USF Inoã 2: Rodovia Amaral Peixoto, km 14 (ao lado do DPO).
– USF Mumbuca: Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n.
– USF Santa Paula: Estrada de Cassorotiba, s/n.
– USF Inoã 1: Rua Caio de Figueiredo (travessa CIEP), s/n.
– USF Carlos Alberto Soares de Freitas: Rua 23, quadra 29, lote 06, Bosque Fundo, Inoã.
– USF Carlos Marighella: Rua Áustria, s/nº, condomínio MCMV de Itaipuaçu.
– USF Santa Rita: Rua 36, quadra 433 (esquina com Rua 83), Jardim Atlântico Leste, Itaipuaçu.
– USF Recanto: Rua Engenheiro Domingos Barbosa, s/n, Itaipuaçu.
– USF São José 1: Rua 18, s/n, loteamento Jardim Ouro Mar.
– USF Retiro: Estrada do Retiro, s/n.
– USF Ponta Grossa: Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n.
– USF Bairro da Amizade: Rua Eliete Rocha Santos (Rua 53), lote 31, quadra 91.
– USF Guaratiba: Estrada Beira da Lagoa, s/n.
– USF Barra: Rua 04, lote 03, quadra 0.
– USF Espraiado: Rua Gualberto Batista de Macedo, s/n.
– USF Ubatiba: Avenida Niterói, s/n.