Maricá 209 anos: Comissão técnica da Prefeitura realiza vistoria no local dos shows na Barra

Esquema especial será montado para que moradores e turistas possam aproveitar as comemorações com tranquilidade

quarta-feira, 24 maio 2023

Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá realizou nesta quarta-feira (24/05) uma visita técnica ao local onde serão realizados os shows na Barra de Maricá. A ação teve o objetivo de contribuir para a definição de rotas do trânsito e dos últimos detalhes referentes a estacionamento, iluminação, posicionamento de gradis, banheiros químicos e espaço para ambulantes.

A comissão técnica contou com representantes das secretarias de Governo, Turismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Iluminação e de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), da Empresa Pública de Transporte (EPT), da Coordenadoria de Postura do 1º e 2º distritos, do Centro de Operações de Maricá (Comar) e da Guarda Municipal. O esquema especial está sendo montado para que moradores e turistas possam aproveitar as comemorações dos 209 anos da cidade, que acontecem a partir desta quinta-feira (25/05).

Bloqueios e acessibilidade

A Sectran fará alterações em diversas vias próximas aos locais de shows, que fica na Avenida João Saldanha, que será interditada no trecho entre as ruas 7 e 12. Com isso, a Avenida Maysa passará a funcionar como mão dupla nesse trecho. As ruas 12 e 13 contarão com acesso exclusivo para pessoas com deficiência, que contarão com 26 vagas de estacionamento ao longo da rua 13. Em todos os dias de festejos (25 a 28/05), as mudanças serão iniciadas a partir das 17 horas. A área de estacionamento para o público está disponível nas ruas 0,1, 4, 5 e 13.

“Ocorrerão interdições no trânsito da região e o transporte público será reforçado. Uma orientação é que a população opte pelo vermelhinho. Pessoas com deficiência também contarão com estacionamento próprio, visando a acessibilidade”, contou o secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção.

Garrafas de vidros estão proibidas

A Coordenadoria de Posturas do 1º e 2º distritos vai atuar de forma educativa e preventiva para coibir o uso de garrafas de vidro, que podem ocasionar riscos para os frequentadores dos shows. A ação contará com 35 fiscais e mais de 200 apoios distribuídos pelos locais de festa.

De acordo com o decreto nº 469 de 17 de fevereiro de 2020, a comercialização de bebidas, refrigerantes e similares, por bares, restaurantes e vendedores ambulantes em garrafas de vidro está proibida. Cerca de cinco mil recipientes de plástico serão disponibilizados para as equipes realizarem a troca nas barreiras que serão montadas ao longo do evento.

Transporte Público

A EPT vai reforçar a frota para o evento. Os Vermelhinhos das linhas E-02 e E-12, de forma intercalada, sairão com intervalos de 10 minutos com destino ao Palco Barra, a partir das 18h, nos dias de evento. Na volta para casa, os usuários dos vermelhinhos contarão com viagens extras. No sentido Ponta Negra, o ponto de embarque será na Rua 13 (orla), já os ônibus que seguem para a Rodoviária no Centro terão embarque na Avenida João Saldanha em frente à Rua 7. Haverá sinalização nos pontos e presença de servidores da EPT para auxiliar na chegada e saída do evento.

Identificação de crianças

As equipes da Secretaria de Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar, farão a identificação das crianças com pulseiras, das 18h às 22h. Nelas constarão o nome da criança e o telefone de contato do responsável para facilitar a localização.