Maricá amplia segurança com dois novos módulos da Seop

Equipamentos foram instalados para proteger a população nos bairros do Caju e do Parque Nanci e funcionam 24h

quarta-feira, 20 março 2024

Fotos de Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá ampliou a segurança ao cidadão com a instalação de dois novos módulos da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado nos bairros do Caju e do Parque Nanci, áreas de grande movimentação de pessoas. Os locais foram escolhidos após estudos de demanda e de necessidade para atuação de policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) com patrulhamento 24 horas.

O primeiro equipamento foi instalado no início da Rua Luiz Fernando dos Santos Caetano, na entrada do bairro Caju, enquanto o módulo do Parque Nanci fica na Avenida dos Pombos, ao lado da área de lazer da orla.

Os espaços dispõem de dois cômodos e um banheiro para uso dos policiais, que irão atuar nos módulos em turnos de 12 horas cada dupla. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Julio Cesar Veras, os equipamentos integram o cinturão de segurança da cidade juntamente com as câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

“Esses módulos vêm se mostrando diariamente uma referência para a população, que hoje pode contar com os agentes de segurança nesses locais. Por inúmeras vezes, as pessoas vão até o módulo para informar casos de violência, ameaça ou de algum problema que aconteça na região. Muitos desses casos são de violência doméstica, onde as mulheres se sentem encorajadas a procurar os agentes que estão nos módulos e, com isso, as guarnições podem adotar as medidas legais e conduzir os agressores para a delegacia, além de servir como base para patrulhamentos em toda a região”, explicou Veras.

O secretário informou ainda que há estudos para instalação de novos equipamentos semelhantes em outros locais da cidade. Atualmente, Maricá dispõe de dez módulos instalados.

Um comentário em “Maricá amplia segurança com dois novos módulos da Seop