Maricá apresenta políticas públicas para ex-ministra Ideli Salvatti

Ex-senadora conheceu o Passaporte Universitário, praça agroecológica de Araçatiba, Tarifa Zero, moeda Mumbuca e projetos de inovação tecnológica

quarta-feira, 17 janeiro 2024

Foto: Anselmo Mourão

A ex-ministra dos Direitos Humanos Ideli Salvatti conheceu em Maricá as políticas públicas da cidade. Na terça-feira (16/01), Salvatti, que também foi senadora por Florianópolis, conheceu a Praça Agroecológica de Araçatiba – modelo pioneiro na cidade de jardim comestível – e o Programa Passaporte Universitário, que garante bolsas integrais em faculdades aos moradores do município. Na quarta-feira (17) o roteiro incluiu os ônibus gratuitos com Tarifa Zero, a moeda social Mumbuca e projetos da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Na unidade agroecológica, a secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, apresentou o espaço que possui 55 culturas, entre frutíferas e hortaliças, produzidas sem agrotóxicos e colhidas de graça por moradores e turistas. O município se tornou referência em segurança alimentar ao implementar esse primeiro jardim comestível. Hoje a cidade possui outras cinco praças agroecológicas (Guaratiba, São José do Imbassaí, Parque Nanci, Itapeba e Flamengo) e a Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado.

“É uma política extremamente inovadora, criativa, que integra a população, educa e produz frutos, comida, benefício para a população. É um exemplo muito concreto de que uma administração voltada e preocupada com o bem-estar da população pode ser seguida por outras cidades. Aqui é uma praça comestível”, destacou. O projeto de jardins comestíveis é uma das iniciativas que colocou Maricá na rota internacional com a adesão em março de 2022 ao Pacto de Milão, o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício.

O prefeito Fabiano Horta recebeu a ex-ministra em seu gabinete e destacou a relevância de apresentar o conjunto de projetos desenvolvidos em Maricá de caráter social, econômico e de sustentabilidade.

“É muito bacana a ex-ministra vir a Maricá e conhecer nossos programas, como a Tarifa Zero, moeda social Mumbuca e revitalização das lagoas. Essa inspiração de troca entre as cidades é fundamental. A Ideli veio entender esse processo transformador que a gente tem vivido e conhecer as políticas que podem ser expandidas para outros locais”, declarou.

Passaporte Universitário e moeda social Mumbuca

A ex-ministra também se encontrou com a secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Luiza Costa, para entender como funciona o Programa Passaporte Universitário, que concedeu 6.405 bolsas de estudo integrais a alunos de graduação em cinco universidades conveniadas com 28 cursos, como Medicina, Engenharia, Direito, entre outros. Atualmente, 422 alunos já se formaram.

“O Passaporte Universitário é uma política extremamente importante para a valorização das pessoas, mas para o município também é uma alavanca para ter uma quantidade significativa de cidadãos mais bem qualificados, isso faz toda a diferença em qualquer cidade”, disse Salvatti.

Ao visitar a sede da Empresa Pública de Transportes (EPT), Salvatti ficou fascinada ao conhecer os programas Tarifa Zero e o das bicicletas compartilhadas. A EPT conta com uma frota de 135 ônibus, tem 39 linhas e fez em média 42 milhões de deslocamentos no ano de 2023.

“Bom, primeiro lugar é direito de ir e vir. Segundo lugar, que eu achei muito importante, é saber que quem controla é o poder público que garante a qualidade do serviço. Também tem essa integração com as bicicletas que é fantástica, permitindo deslocamentos bem mais amplos do que apenas as linhas de ônibus”, afirmou a ex-ministra, que também foi na rodoviária do Centro para ver de perto os vermelhinhos.

Moeda Verde

No Banco Mumbuca, Salvatti conheceu a moeda social que financia diversas iniciativas no município, como o Renda Básica da Cidadania (RBC), Auxílio Recomeço, Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), Mumbucão, Mumbucar, Mumbuca Transporte, Auxílio Cuidar, vale alimentação dos servidores púbicos, entre outros. Com o RBC, são 91.487 beneficiários que recebem 200 mumbucas (R$ 200) por mês.

O roteiro incluiu ainda a visita à sede da Codemar, onde a ex-ministra conheceu alguns projetos como a plataforma Mumbuca Verde, o Lagoa Viva, Parque Tecnológico, Mumbucar, Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar), entre outros. Na Incubadora de Inovação Social em Cultura, administrada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), a ex-ministra visitou o espaço onde são oferecidos cursos de cinema, games e de Carnaval.

“O Mumbuca Verde porque tem a ver com a questão da transição ecológica, garantindo toda essa sustentabilidade, e o programa Lagoa Viva porque temos lagoas que estão bem poluídas”, ressaltou a ex-ministra, que também destacou outras iniciativas municipais. “A questão da mobilidade com a Tarifa Zero, das bicicletas compartilhadas. Gente eu usei protetor solar que fica nas estações das bicicletas. É uma sensibilidade extremamente importante e necessária. Aqui o serviço público é colocado a favor da população e deve servir de exemplos para outras cidades”, concluiu.