Maricá comemora 9 anos do programa Tarifa Zero

Solenidade teve ônibus museu, que conta a história do vermelhinho, distribuição de cupcakes e anúncio da ampliação dos serviços da EPT

segunda-feira, 11 setembro 2023

Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), realizou nesta segunda-feira (11/09) uma solenidade em comemoração aos 9 anos do programa Tarifa Zero, na Rodoviária do Povo, no Centro. Maricá é a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes a adotar um sistema de transporte totalmente gratuito, sendo referência em mobilidade urbana por todo o país. O serviço começou com apenas dez ônibus e hoje já são 135 veículos no total da frota, que circula por toda a cidade.

Durante o evento, um ônibus museu ficou estacionado no terminal para que moradores e visitantes pudessem conhecer a história da EPT desde sua criação em 2013. Além disso, bicicletas vermelhinhas foram utilizadas para auxiliar na distribuição de cupcakes aos presentes e aos usuários do transporte.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, falou sobre a importância de rememorar os tempos para entender o presente e afirmou que o vermelhinho é uma política que vai ter longevidade.

“Hoje é dia de celebrar um processo que foi duro e que teve incredulidade num primeiro momento. Em 2013, eu era vereador da cidade e com a ousadia, o sentimento de quem conhece a realidade do povo, o nosso deputado federal, ex-prefeito Quaquá, comprou o desafio de estabelecer o Tarifa Zero como uma política. Em 2014, a gente resolveu quebrar o ciclo de exploração do povo que o setor rodoviário estabeleceu e dizer para a sociedade de Maricá e para o povo de Maricá que nós vamos construir, na longevidade do tempo, uma política e uma garantia que o povo tem. E o vermelhinho significa essa garantia diária do ir e vir de milhares de pessoas”, frisou Horta.

Secretário de Governo, João Maurício Freitas destacou o compromisso do governo com a população da cidade com a execução desse projeto tão exitoso de mobilidade urbana.

“Não existe no Brasil nenhuma cidade acima de 200 mil habitantes que tenha um ônibus de graça que liga a cidade de ponta a ponta. Em todas as outras, mais de 5 mil municípios desse Brasil, todo mundo paga a passagem. E o pagar a passagem já é um impedidor de muita coisa, para procurar um emprego, ir ao museu, à biblioteca, porque só aquele dinheiro de gasto de uma passagem do ir e vir já vai fazer muita falta em casa. E a gente consegue construir aqui em Maricá esse modelo internacional que chama atenção do mundo inteiro, uma política pública exitosa que a cidade já abraçou”, declarou Joãozinho.

Deputada estadual Rosangela Zeidan pontuou que a iniciativa deve ser expandida para outros lugares.

“No primeiro ano, quando o Quaquá lançou os vermelhinhos, a gente teve em apenas um dia, 3 mil passageiros. São 9 anos, quase 10 anos. A gente participou da primeira ideia quando se pensou em colocar o transporte Tarifa Zero, que a gente achava uma loucura e hoje está aí. Maricá despontando, como exemplo de que é possível, sim, fazer um transporte de graça para o povo. Precisamos expandir essa ideia para o Estado”, avaliou.

Presidente da EPT, Celso Haddad reforçou a importância do governo em investir no transporte público Tarifa zero.

“Maricá pensa nas pessoas, no direito de cada cidadão e não iremos parar. Essa história vai longe. Aqui a gestão do transporte é popular, onde a pessoa elogia, reclama e tira dúvidas. Para 2024, a gente vai aumentar a frota dos vermelhinhos. As vermelhinhas vão chegar em toda a cidade. Vamos ter bicicleta para pessoas com deficiência e bicicletas infantis. Os nossos ônibus não terão mais catraca, porque esse é um objeto inibidor, um objeto de cobrança de tarifa. Então, Maricá vai continuar sendo a cidade das pessoas, do cuidado maior com o seu povo”, garantiu Haddad.

Moradora do Vale da Figueira, Sônia Maria da Conceição, 50 anos, fez questão de prestigiar a comemoração. “Antigamente, a gente não tinha nada. Para ir ao médico, as crianças para o colégio, dependíamos muito da situação financeira. Era tudo bem mais difícil. A melhor coisa que tem na nossa vida é esse vermelhinho, por isso eu quis estar aqui hoje para participar dessa comemoração”, disse satisfeita.

Vermelhinhos e Vermelhinhas

Nos primeiros meses de 2023, os ônibus vermelhinhos transportaram aproximadamente 3 milhões e 200 mil passageiros entre moradores e visitantes. Uma média de 122 mil passageiros apenas nos dias úteis. Vale destacar que o serviço é realizado hoje por meio das 39 linhas e 135 ônibus da frota, que circulam gratuitamente pelos quatro distritos da cidade.

Ao todo, 250 bicicletas vermelhinhas estão à disposição de moradores e turistas em 25 estações, localizadas nos bairros do Centro, Itapeba, Parque Nanci, Araçatiba, Itaipuaçu, Flamengo e São José do Imbassaí. No primeiro semestre deste ano, o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas contou com 526.047 utilizações e 17.360 novos usuários cadastrados.