Maricá conclui oficinas de discussão para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Principais itens abordados foram a priorização de bicicletários em abrigos de ônibus, especificação de ciclovias e ciclofaixas nas orlas, fiscalização veicular e regulamentação da atividade de carga e descarga

quinta-feira, 17 agosto 2023

Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, concluiu nesta quinta-feira (17/08) o ciclo de oficinas com gestores municipais e parceiros externos para finalização dos projetos de lei do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Os principais itens indicados são a priorização de bicicletários em abrigos de ônibus, especificação de ciclovias e ciclofaixas nas orlas, a intensificação da fiscalização veicular, especialmente em relação à velocidade e ao respeito às sinalizações e a regulamentação da atividade de carga e descarga.

Essas sugestões serão adequadas antes da revisão final da minuta do projeto de lei do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Um dos principais pontos sugeridos no documento para aliviar os deslocamentos na rodovia RJ-106 é a criação da TransMaricá Norte, ligando a RJ-114, em Ubatiba, até Santa Paula. Desde 2022, foram realizadas quatro audiências públicas com a participação de cerca de 100 pessoas por reunião, e sete oficinas de mobilidade e sistema viário com a presença de moradores e gestores das secretarias municipais e autarquias. A empresa de consultoria contratada pelo município apresentou o documento consolidado com as propostas em curto, médio e longo prazos e seus respectivos investimentos para a mobilidade na cidade.

As oficinas contaram com representantes das secretarias municipais de Turismo, Transporte, Trânsito e Engenharia Viária, de Planejamento, Orçamento e Fazenda; das autarquias Serviços de Obras de Maricá (Somar), Instituto Darcy Ribeiro (IDR), Empresa Pública de Transportes (EPT) e Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar); do Centro de Operações de Maricá (Comar); do Comitê Científico de Transporte Público Coletivo Sustentável e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Consulta Online

Até o dia 22 de agosto, a Secretaria de Urbanismo coleta sugestões para o Plano de Mobilidade Urbana na consulta online. Para participar, basta acessar o formulário no link: https://forms.gle/W7iDd7a8EQvYP5y56. Nele constam os detalhes sobre o processo de coleta bem como o acesso aos documentos. Os comentários e sugestões devem ser colocadas no formulário com os apontamentos indicando as questões sobre o Projeto de Lei do Plano de Mobilidade, Plano de Ação e por fim dos Alinhamentos Viários.