Maricá concorre ao prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública

Prefeitura foi indicada na categoria da melhor ‘Meme Trend’ e concorre com governos de três capitais e outras instituições

sexta-feira, 15 março 2024

A Prefeitura de Maricá é uma das finalistas da segunda edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, que contempla ações de marketing digital promovidas por diferentes órgãos das três esferas do poder público. A cidade concorre na categoria ‘Meme Trend’, na qual instituições que utilizaram memes e trends de forma eficaz e obtiveram bons resultados. Maricá concorre com as prefeituras de Curitiba, Salvador e São Paulo, além de instituições como o Banco do Brasil e o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.

“Estar no rol das seis instituições públicas indicadas ao prêmio Social Media Gov reforça o reconhecimento do nosso trabalho e fortalece o nosso compromisso em fazer comunicação pública aliando credibilidade, criatividade e diversidade com objetivo de chegar cada vez mais perto do nosso público: a população da cidade. É sempre um grande desafio estar conectado com as novidades nas mídias digitais, diversificando cada vez mais a linguagem com intuito de levar informação, orientação e serviços para os nossos seguidores”, disse o secretário de Comunicação, Eduardo Bahia.

A trend que Maricá concorre viralizou em setembro de 2023 com a imagem do menino Tom Zé, de 5 anos, de Madureira, imitando o cantor Bruno Mars, que em sua passagem pelo Brasil foi filmado andando pelas ruas de São Paulo com a camisa do Brasil. O menino participou da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) e repetiu o vídeo (https://abre.ai/jeaS), que viralizou nas redes da prefeitura de Maricá. Foram 5,7 milhões de visualizações, 621 mil curtidas, 64,7 mil compartilhamentos e 6.760 comentários no Instagram (@prefeiturademarica).

A premiação acontecerá no dia 25 de abril, durante a 13ª edição do evento Redes Wegov, em Florianópolis (capital de Santa Catarina). No total, são 11 categorias com seis instituições concorrendo em cada uma delas. Segundo os organizadores, a análise compreendeu o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023 e, como na edição anterior, levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

A organização ressalta que o propósito da iniciativa é iluminar as boas práticas de Comunicação Pública e, assim, ajudar a multiplicá-las. Ao longo das próximas semanas, as publicações finalistas de cada categoria serão exibidas e depois divulgadas em um material de estudo, no formato e-book, com avaliação detalhada de cada um dos conteúdos escolhidos e respectivas métricas, dados e análises.

A novidade desta edição do prêmio é a categoria “Melhor Conteúdo do Ano”, onde o vencedor será escolhido entre as instituições indicadas nas outras 11 categorias, por meio do voto direto dos presentes na premiação.