Maricá é destaque na participação do PIB brasileiro

Cidade foi a que mais ganhou participação no ranking, com alta de 0,47% em 2020 para 0,95% em 2021

sexta-feira, 15 dezembro 2023

Foto: Elsson Campos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (15/12) uma relação das cidades que tiveram maior participação no Produto Interno Bruto (PIB), um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região, tendo como base a soma dos bens e serviços produzidos no país. Dados da pesquisa, que tem informações coletadas entre 2020 e 2021, apontam Maricá como a cidade que mais ganhou participação no PIB, com alta de 0,47% em 2020 para 0,95% em 2021.

Ou seja, um crescimento de 0,5 ponto percentual, responsável por fazer com que a cidade seja inserida na lista dos 25 municípios com maior participação no PIB.

A ascensão de Maricá, assim como a de outras cidades que não são capitais, comprovam que os municípios da capital têm perdido participação no PIB nacional ao longo dos anos. Dessa forma, o país tem passado por uma desconcentração econômica. Em 2002, as capitais representavam 36% e em 2020, 29,07%.

O Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou a assertividade das decisões administrativas nos últimos anos:

“Essa conquista está diretamente ligada à decisão da administração municipal de criar a moeda social Mumbuca, que proporciona renda básica aos cidadãos necessitados, gerando benefícios para a comunidade e para os cofres públicos. Queremos garantir a segurança alimentar, fortalecer microempresários e formalizar empreendimentos, enquanto estimulamos a agricultura local. Essas medidas fortalecem a base social e econômica de Maricá, mesmo antes das receitas de royalties do petróleo”, analisou Horta.

A seguir no ranking estão Niterói (RJ), com alta de 0,54% para 0,74%, São Sebastião (SP), de 0,04% para 0,18%; e Campos dos Goytacazes (RJ), de 0,31% para 0,41%. Os municípios de Itajaí (SC), Canaã dos Carajás (PA), Serra (ES), Itabira (MG) e Nova Lima (MG) completam a lista das dez cidades que ampliaram seus pesos no PIB nacional.