Maricá é sede do Congresso da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras

Evento acontece até domingo (14/04) na Escola Municipal Anísio Teixeira, em Itaipuaçu

sábado, 13 abril 2024

Foto: Clarildo Menezes

Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, aconteceu nesta sexta-feira (12/04) a abertura do XXXI Congresso Técnico da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras na Escola Municipal Anísio Teixeira, em Itaipuaçu.  O evento, que é realizado anualmente, reúne músicos e coreógrafos de todo o Brasil para competir em diferentes categorias e modalidades. A iniciativa acontece até domingo (14/04).

“É uma alegria imensa receber esse congresso aqui no CEPT Leonel Brizola, em Itaipuaçu, e poder mostrar um pouco da capacidade dos nossos alunos, que tiveram a oportunidade de ir para outro estado no ano passado com a banda escolar”, comentou Maxwell Guerra, subsecretário de Educação.

Na noite de abertura do congresso, que reúne representantes das equipes para debater o regulamento das competições, a banda da Escola Municipal Clério Boechat tocou músicas de artistas como Alceu Valença, Dominguinhos e Linkin Park.

Armando Nobre, atual presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, disse que essa é uma excelente oportunidade para Maricá. “É uma grande honra poder realizar essa etapa aqui em Maricá”, falou.

As bandas e fanfarras realizam um trabalho de popularização da música marcado pelo ensino da mesma, por meio do compartilhamento de conhecimentos musicais com fins educativos, culturais e sociais. Elas também têm um papel significativo no que diz respeito à formação e construção da identidade dos músicos mais jovens. As fanfarras se dividem em dois grupos de acordo com sua composição fanfarra com um pisto, uma válvula nas cornetas para aumentar as possibilidades sonoras do grupo; fanfarra simples é mais limitada que a anterior, possui mais instrumentos de percussão e alguns de sopro.

Para o maestro Alexandre Ismerio, que já atua há mais de 35 anos na área, o congresso abre as portas para a cidade. “É muito importante esse congresso técnico, primeiro, para o mundo de bandas e fanfarras, depois para os jovens, as crianças. A música é uma terapia e ajuda muito na inclusão socioeducativa das crianças. Isso é muito importante na vida deles. Disciplina, tem que estar bem em sala de aula, tem que respeitar desde o funcionário, da limpeza ao diretor, respeitar todos em casa.  Eu tô super empolgado e muito feliz com a minha cidade”, ensinou o músico.