Maricá está em estágio de Alerta

Defesa Civil permanece de prontidão para atender as demandas de emergência da população

sexta-feira, 22 março 2024

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, informa que o município entrou em estágio de Alerta às 12h desta sexta-feira (22/03) devido aos registros de chuva moderada a forte em alguns pontos da cidade e com previsão de ocorrer ainda nas próximas horas. O estágio de Alerta é o quarto numa escala de 5. Até o momento, o maior volume registrado em 1h foi de 61,93mm às 11h50 na estação Espraiado. O município estava em estágio de Atenção desde as 11h desta sexta-feira.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá está com equipes de plantão 24h para atender chamados de emergência pelos telefones 199 e (21)2637-1999 ou pelo WhatsApp (21)98294-3235 /(21) 98263-0048.

Vale destacar que o prefeito Fabiano Horta decretou ponto facultativo na prefeitura e as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas nesta sexta-feira (22/03). Todos os órgãos e secretarias municipais envolvidos no plano de contingência da chuva estão de prontidão até domingo (24/03).

Os serviços essenciais de saúde funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas, incluindo o Hospital Conde Modesto Leal (Centro), a UPA de Inoã, o Pronto Atendimento Santa Rita (Itaipuaçu) e o SAMU 192. As Unidades de Saúde da Família (USF) e da atenção especializada também funcionarão, mantendo as consultas e procedimentos agendados dentro do possível.

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) estão com todo o maquinário preparado para atuar na desobstrução de vias caso seja necessário. Agentes da Seop, Guarda Municipal, Trânsito, além de equipes da Empresa Pública de Transportes e secretarias de Iluminação Pública, Habitação, Proteção Animal, Agricultura e Cidade Sustentável também estão mobilizadas para assegurar os diversos serviços públicos e prestar auxílio aos moradores.

A Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria de Educação, está pronta para fazer o acolhimento da população em dez pontos de apoio estratégicos definidos pela prefeitura em caso de necessidade e também nos dois abrigos temporários, que serão instalados em duas escolas municipais, conforme plano de contingência.

Pontos de apoio:

VALE DA FIGUEIRA E BANANAL

EM Amanda Pena

Rua Ermínio Ferreira da Silva

MUMBUCA E AVENIDA

EM. Joaquim Eugênio

Rua Ledo Barroso Bittencourt

ITAIPUAÇU

Centro Evangelistico (IDE)

Av. Carlos Marighella, esquina com Rua 44

INOÃ (MCMV)

EM. Aniceto Elias

Rua Leonardo José Antunes

BAIRRO DA AMIZADE

EM Marcos Vinícius C. Santana

Avenida Três

PONTA NEGRA – SACRISTIA

Igreja Evangélica Independente

Avenida Antônio Carlos Jobim

PEDREIRAS, PARQUE ELDORADO E MUMBUCA (ROVAL):

EM. Carlos Magno Legentil de Mattos

Rua Barão de Inoã, 100

SÃO JOSÉ DO IMBASSAÍ

Primeira Igreja Batista

Rodovia Amaral Peixoto, 21

BOQUEIRÃO
EM. Maurício Antunes

Rua 63, Estrada do Boqueirão

PARQUE DA CIDADE

Escola de Samba União de Maricá

Rodovia Amaral Peixoto, km 28,5

Pontos de apoio móveis:

Os ônibus escolares amarelinhos estarão circulando nos quatro distritos da cidade, além do Vale da Figueira.

Abrigos temporários:

CENTRO