Maricá faz consulta online com moradores para conclusão do Plano de Mobilidade Urbana

População tem até o dia 22 de agosto para indicar as contribuições para as minutas dos projetos de leis associadas ao documento

terça-feira, 8 agosto 2023

A Prefeitura de Maricá realiza até o dia 22 de agosto uma consulta online aberta ao público para coletar sugestões e contribuições para as minutas dos projetos de leis associados ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Essa é uma das últimas etapas para conclusão do documento que está em elaboração na Secretaria de Urbanismo. Além disso, outras três oficinas com os gestores públicos acontecem até sexta-feira (11/08) para a revisão de todo o conteúdo incluído no plano.

Para participar da consulta, basta acessar o formulário no link: https://forms.gle/W7iDd7a8EQvYP5y56. Nele constam os detalhes sobre o processo de coleta bem como o acesso aos documentos. Os comentários e sugestões devem ser colocadas no formulário com os apontamentos indicando as questões sobre o Projeto de Lei do Plano de Mobilidade, Plano de Ação e por fim dos Alinhamentos Viários.

Oficina com gestores

Desta quarta-feira (09/08) até sexta-feira (11) serão feitas oficinas internas para revisão do texto do Plano de Mobilidade Urbana. Participam dos encontros gestores das secretarias municipais e autarquias de Serviços de Obras de Maricá (Somar), Instituto Darcy Ribeiro (IDR), Empresa Pública de Transportes (EPT) e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar); além do Comitê Científico de Transporte Público Coletivo Sustentável e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Plano de Mobilidade

O Plano de Mobilidade é um instrumento de planejamento e gestão que tem o objetivo de melhorar as condições de deslocamento no município e do acesso amplo aos bens e serviços, priorizando o transporte coletivo e o não motorizado. Ele propõe um conjunto de diretrizes e propostas de ações que conduzam à modernização das infraestruturas e sistemas de transportes, de modo integrado aos instrumentos legais, como o Plano Diretor.

O desenvolvimento do Plano de Mobilidade envolveu pesquisas, atividades técnicas e sessões participativas, incluindo sete oficinas e quatro audiências públicas com a gestão municipal e a população. O produto dessa colaboração culminou na 4ª Audiência Pública, onde foram apresentados os objetos do Produto 6 – Consolidação do Plano que contém as Minutas de Projeto de Lei do Plano de Mobilidade e do Plano de Alinhamentos Viários, que estabelecerão novos padrões e diretrizes legislativas para Maricá.