Maricá participa da feira internacional de negócios Rio Innovation Week

Considerado o maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, espaço reuniu expositores e palestras na Zona Portuária do Rio

sábado, 12 novembro 2022

Foto: Leonardo Fonseca

Inovação está no DNA de Maricá. Por isso, a Prefeitura da cidade, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), participou da Rio Innovation Week, com um stand expondo os projetos e programas em andamento na cidade. Na sexta-feira (11/11), último dia da feira, a companhia participou, ainda, de dois painéis que falavam sobre desenvolvimento econômico e projetos sociais e sustentáveis, no palco Clean Up The World do evento, no Pier Mauá, Zona Portuária do Rio.

O vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan, esteve presente na feira e afirmou que Maricá investe nas pessoas. “Nossa cidade foi a única que criou empregos na pandemia, devido às ações de políticas públicas implementadas. Temos um modelo de estado que busca caminhos alternativos de crescimento”, analisou Diego.

Para o presidente da Codemar, Olavo Noleto, participar da Rio Innovation Week oferece a oportunidade de troca de experiências. “A construção de um novo ambiente econômico no Brasil parte de enxergar um jeito diferente de fazer desenvolvimento, gestão pública, e uma nova economia, que é o que Maricá se propõe e se atreve a fazer.  Nosso município é um laboratório para o mundo. Não é à toa que várias cidades estão estudando Maricá”, destacou Olavo.

Desenvolvimento local sustentável

O primeiro painel, com mediação do Diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto, teve a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Igor Sardinha; do Engenheiro Ambiental, considerado um dos pais da captura de caborno, Paulo Braga; da CEO e Fundadora do Ecossistema BMV, Maria Tereza Umbelino; e da diretora de Operações da BMV, Pamela Pádua. O tema foi “Desenvolvimento Local Sustentável”.

Na conversa, foi apresentado alguns projetos de desenvolvimento da cidade, como o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), o Programa de Amparo ao Emprego (PAE), o ônibus Tarifa Zero (Vermelhinho) e a moeda social Mumbuca.

“Maricá é uma das cidades que mais crescem no Rio de Janeiro e a inovação é fundamental para que isso aconteça. Há cerca de 15 anos, Maricá era uma cidade dormitório, mas com investimentos em infraestrutura e políticas públicas – como a criação da Mumbuca, por exemplo, essa realidade mudou. Hoje, temos o dinheiro circulando no município”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Igor Sardinha.

Os participantes do painel também apresentaram o projeto da Mumbuca Verde, que tem o objetivo de funcionar como uma Unidade de Crédito Sustentável (UCS), para remunerar a preservação ambiental, por meio de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

“A cidade de Maricá tem feito um grande esforço na bioeconomia. É preciso mais que a intenção de ir na direção correta, é preciso prática, movimento permanente e reinvenção de um modo de vida local. E é isso que Maricá está buscando e realizando nos últimos anos”, refletiu Paulo Neto.

O desafio da inovação e inclusão social

Composto pelo vice-prefeito, Diego Zeidan; pelo presidente da Codemar, Olavo Noleto; pela presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello; e pela arquiteta e pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês: Massachusetts Institute of Technology), Gabriela Bilá; o segundo painel teve como tema o “Desafio da Inovação e Inclusão Social”. A conversa também teve participação especial da Deputada Estadual Zeidan.

“É importante refletir e debater mecanismos para que aqueles que estão excluídos do sistema serem trazidos para dentro do sistema, com métodos solidários, efetivos e concretos. E muitos dessas ações são com o poder público. Então, os projetos que citamos aqui – como Mumbuca, Vermelhinho, convênios com as universidades, Polo de Moda e cooperativas – organizam as pessoas para uma economia circular, alternativa, mas que se soma com a economia tradicional. O que as pessoas querem é ter lugar no mercado e dignidade. E Maricá tem políticas concretas para isso”, considerou Noleto.

Rio Innovation Week teve assinatura do protocolo do Mumbuca Verde

No encerramento, o presidente da Codemar, Olavo Noleto; o vice-prefeito, Diego Zeidan; o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto; e as consultoras Maria Tereza e Pamela Pádua assinaram o protocolo de criação da Mumbuca Verde.

“A iniciativa da apresentação da Mumbuca Verde, que foi assinada hoje, é no sentido de pensar uma plataforma de uma moeda verde, devolvendo toda a potencialidade ambiental. A ideia é que a questão ambiental venha para a agenda como oportunidade de gerar negócios sustentáveis. Nós já temos uma moeda social, extremamente importante para o município, e agora com esse protocolo nós iniciaremos um trabalho pensando em serviços ambientais, que a legislação brasileira já prevê. Maricá inova, sai na frente, pensando em dois elementos novos da economia: bioeconomia e economia verde”, finalizou o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto.