Maricá recebe exposição sobre “Geometria Cósmica”

Arte de Marcos Cardoso ficará disponível na Casa de Cultura até 27 de abril

quarta-feira, 27 março 2024

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá apresenta, até 27/4, a exposição “Geometria cósmica, um encontro com Marcos Cardoso”, do renomado artista contemporâneo brasileiro Marcos Cardoso. Sua arte está disponível na Casa de Cultura/Museu Histórico de Maricá, que é vinculado ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

A obra do artista foi contemplada pelo Programa Municipal de Arte e Cultura (Proac), celebrando a arte e também promovendo a participação ativa da população, como estudantes e educadores da rede municipal de Educação. Na exposição, é possível explorar os mistérios da geometria cósmica.

“Para mim, é um privilégio estar aqui, a minha obra só se completa quando o outro vê. Eu exponho em tudo quanto é lugar no mundo. No Brasil, em vários museus, tem o meu trabalho e eu vivo falando para o mundo, mas nunca consegui falar para os meus vizinhos. Achava estranho que em Maricá as pessoas não conhecessem o trabalho que faço”, ressaltou o artista.

O Museu fica aberto ao público de terça a domingo, de 9h às 17h.

Outras atividades já programadas

Além da exposição em si, o programa inclui uma série de eventos interativos, abertos ao público. No próximo sábado (6/4), às 11 horas, a Casa de Cultura/Museu Histórico de Maricá promoverá uma conversa especial junto ao artista Marcos Cardoso, que falará sobre sua trajetória, técnicas e inspirações por trás das obras.

Para a diretora de Incentivo e Preservação da Casa da Cultura, Norma Brum, a agenda referenda o potencial cultural da cidade. “Para o Museu, é uma honra ter as obras dele que é um morador de longa data do município. Eu me emociono todas as vezes que eu entro por esse salão”, destaca a gestora.

Para os entusiastas da arte que desejam mergulhar ainda mais fundo no processo criativo do artista, a exposição fechará com uma oficina especial no dia 20/4, às 11 horas. A atividade acontecerá no Ateliê Espaço Poético Titocar, localizado à rua Domingos Barbosa, n° 456, no Recanto, em Itaipuaçu. Neste encontro, os participantes terão a oportunidade de experimentar e aprender algumas das técnicas com o próprio artista.

Ambas as atividades têm vagas limitadas, podendo os interessados se inscreverem nos locais com 30 minutos antes dos eventos.