Maricá recebe visita técnica de alunos do curso de Geografia da UERJ

Atividade contou com palestras sobre funcionamento de diversos órgãos como Urbanismo, Defesa Civil e Cidade Sustentável

sexta-feira, 3 fevereiro 2023

Foto: Divulgação

A cidade de Maricá recebeu, entre quarta-feira (1º/02) e sexta-feira (03/02), 35 alunos do 8° período do curso de bacharelado de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A ação faz parte de parceria firmada entre a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, e a UERJ com foco no fortalecimento da pesquisa acadêmica e da prática profissional.

A parceria também teve o objetivo de promover o intercâmbio de informações, especialmente voltado para o planejamento urbano e regional integrado à gestão de riscos de desastres. Nos três dias de visitas, os alunos participaram de estudos e palestras sobre o funcionamento dos órgãos municipais, conheceram as unidades de conservação e as trilhas que a cidade possui.

Na quarta-feira (1º/02) os alunos participaram de palestra com servidores da Secretaria de Urbanismo, em que foram esclarecidas informações sobre trabalhos desenvolvidos pelo setor de planejamento urbano e gestão da cidade. Além disso, foram apresentados dados sobre o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade e projetos desenvolvidos, como o programa Maricá Acessível, que procura determinar um padrão para as calçadas para o município; e o programa Urbanista Por Um Dia, que leva incentiva alunos da rede municipal de ensino a pensarem e contribuírem para a evolução da cidade com dicas e sugestões.