Maricá sedia Construir Summit: Evento de construção e arquitetura

Iniciativa contou com apoio da Prefeitura, através das Secretarias de Arquitetura e Urbanismo

quarta-feira, 24 abril 2024

Fotos: Clarildo Menezes

Nesta quarta-feira (24/04), a cidade sediou o evento mais significativo para os setores de construção e arquitetura da região dos lagos, o Maricá Construir Summit, com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio das Secretarias de Arquitetura e Urbanismo, de Parcerias Público-Privadas e do Direito da Mulher, além do Firjan e Sebrae. O evento aconteceu no Galpão Atacadão da Construção, no Km 21, em São José do Imbassaí.

Organizado pela empresa Expertise Produções, contou com a presença de empreendedores locais, além de 17 empresas parceiras, são elas: Flaviense; RBR Energia Solar; Café ao Cubo; Amanco; Mulheres Mão na Massa; 4R Refrigeração; AS Green Paisagismo e Casa do Andaime, cada uma apresentando soluções sustentáveis para o setor. Enquanto a Arq Decor apresentou suas propostas de design de interiores.

Alunos e professores de arquitetura e urbanismo da Universidade Augusto Motta (Unisuam), que também foram ao evento, acompanharam as palestras e aproveitaram os serviços fornecidos pelas empresas parceiras em seus stands. A ideia do evento é oferecer uma plataforma abrangente para a troca de ideias e o compartilhamento de conhecimentos.

Grazi Vargas, uma das idealizadoras do projeto, destaca que o evento procurou atender a necessidade do município para falar sobre o mercado da construção de acordo com o desenvolvimento da cidade.

“Acreditamos muito no município de Maricá, que já é uma potência gigantesca economicamente falando. Esse evento tem como objetivo trazer esses empresários para estarem conhecendo a potência que a cidade se tornou no mercado da construção, para que eles possam ter visão de crescimento, e acreditar no investimento na cidade”, completou.

Para Amanda Machado, aluna da Unisuam, o showroom serve para agregar conhecimento acadêmico e profissional dos alunos. “Para nós está sendo inovador, estar conhecendo grandes empresas de nossa área acadêmica, vendo as ações na prática mesmo. São ações que não são possíveis ser acessadas apenas dentro de sala de aula”, citou.

Os temas abordados nos painéis do evento refletiram os desafios e as oportunidades enfrentadas pela classe, além de atualizações sobre as últimas inovações do mercado e contribuição para o desenvolvimento da cidade. Desde tecnologia de construção sustentável até inteligência artificial, passando por debates sobre energia limpa e desenvolvimento urbano.