Maricá sedia encontro com gestores de turismo de 13 cidades do Rio de Janeiro

Diversos assuntos foram discutidos, como a construção de portal integrado para a região, ecoturismo, moda, gastronomia e calendário de eventos

sexta-feira, 21 outubro 2022

Foto: Clarildo Menezes

A cidade de Maricá sediou na quinta-feira (20/10), na Fazenda Pública Joaquim Piñero, no bairro Espraiado, um encontro que reuniu gestores de turismo de 13 cidades do Rio de Janeiro para debater ações de fomento da atividade turística na região. Organizado pelo Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur), em parceria com a Prefeitura de Maricá, a reunião contou com a presença dos secretários de Turismo, Robson Dutra, e de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.

Diversos assuntos foram tratados, como a integração de um calendário de eventos, participação conjunta em feiras de turismo no Brasil e no mundo, organização digital com portal integrado para toda a região, ecoturismo, moda, gastronomia, entre outros.

“Esse encontro é muito importante, pois promove uma integração entre todas as cidades turísticas da Costa do Sol. Maricá é a cidade que abre esse grande e importante circuito turístico do Brasil e se sente muito honrada em recepcionar todos os gestores para que juntos possamos pensar em atividades de promoção da nossa região, que é uma das mais belas do nosso país e do mundo” disse o secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida.

Ainda durante a reunião, também foram discutidas demandas locais e regionais dos municípios integrantes. O secretário de Turismo destacou a importância da integração entre as cidades da região. “O encontro com os gestores de Turismo contribui para o crescimento e desenvolvimento de Maricá por meio da troca de ideias e do aprendizado com cada uma dessas cidades”, afirmou o secretário Robson Dutra.

Essa é a primeira reunião presencial desde o início da pandemia do novo coronavírus. O encontro teve o objetivo de debater as principais demandas do turismo da chamada Costa do Sol, região que compreende os sete municípios da Região dos Lagos (Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema), da Região Metropolitana (Maricá) e cinco do Norte Fluminense (Casimiro de Abreu, Carapebus, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras).

O presidente da Condetur, Marco Navega, ressaltou as belezas de Maricá e a importância da cidade no turismo dentro e fora do Brasil. “Estamos reconhecendo Maricá como um destino turístico dentro da Costa do Sol e isso, para a gente, é uma grata surpresa, pois acompanhamos de perto a evolução do turismo aqui. Por isso, estamos trazendo outros municípios para conhecer a cidade que está trabalhando o turismo de forma profissional e que está em evolução constante, com urbanização impecável, orla linda, transporte gratuito e eventos para os visitantes”, destacou Marco Navega.

O Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur) é formado por integrantes da iniciativa privada, secretarias de turismo, associações comerciais, órgãos públicos e entidades de classe que promovem diversas ações para desenvolver o turismo na região. Para isso, buscam entender e conhecer as potencialidades de cada um dos 13 municípios integrantes por meio de visitas, reuniões e eventos. Todas as ações são realizadas de forma a atrair turistas nacionais e internacionais por meio da cooperação entre os diversos membros que compõem o setor, entre eles prefeituras, rede hoteleira, comerciantes, promotores de eventos, entre outros.