Maricá tem 1ª Mostra de Estágios da Saúde do município

Evento reuniu gestores e estudantes de Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Serviço Social, dentre outros

sexta-feira, 14 julho 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quinta-feira (13/07) a 1ª Mostra de Estágios da Saúde do município, que ocorreu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. O objetivo foi apresentar os resultados da atuação de estagiários nas unidades da Atenção Primária e da Rede de Urgência e Emergência, que inclui estudantes dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, além de residentes do Programa de Interiorização de Medicina de Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Atualmente, há 236 estagiários nos serviços de saúde de Maricá, sendo a maior parte deles beneficiários do programa Passaporte Universitário, que concede bolsas de estudo integrais a mais de seis mil estudantes selecionados. Além disso, há integrantes do programa de Incentivo ao Estágio da Secretaria de Trabalho.

No período inicial da Mostra de Estágios da Saúde de Maricá, as coordenadoras e supervisoras dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino parceiras apresentaram as normas do estágio, objetivos, a distribuição dos estagiários e os resultados obtidos. À tarde, os estagiários e residentes do curso de Medicina falaram sobre sua experiência diária na rede de saúde.

Para Wilson Junior, subsecretário da Rede de Atenção à Saúde Coletiva, a iniciativa foi uma oportunidade de apresentar o diferencial e desenvolvimento dos estagiários.

“Eventos como esse são muito importantes para o município. É mais que um informe sobre a atuação dos estagiários; é o retrato do que está acontecendo diariamente em Maricá, investindo na formação de novos profissionais de saúde e como isso caminha junto ao Passaporte Universitário”, destacou.

Adriana Costa, secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, ressaltou o papel do estágio para os beneficiários do Passaporte Universitário e a integração à atuação na saúde da cidade.

“O Passaporte Universitário oferece oportunidades de formação aos moradores do município. Através do estágio na rede de saúde de Maricá, possibilitamos que os bolsistas do programa conheçam a rede e contribuam para os seus avanços, o que faz toda a diferença”, acrescentou.

Ao final do evento, foram destacados os efeitos da integração entre as organizações ali representadas, incluindo os Núcleos de Educação Permanentes (Neps), as secretarias do município e as instituições de ensino parceiras. De acordo com Raphael Dias, coordenador do Neps, a análise é muito positiva, evidenciando que a parceria ajuda a moldar novos profissionais e melhorar os serviços do SUS.

“O evento demonstrou a capacidade, afinidade e potencialidade da Secretaria Municipal de Saúde como agente formador do SUS. Estamos formando e qualificando os estagiários no SUS e para o SUS, algo que se sustenta nos princípios e diretrizes do sistema, além de estar alinhado às políticas de capacitação e mais aptidão dos profissionais de saúde”, afirmou.

A mostra foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde (Neps) e contou também com a participação de representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação; da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar); da Uerj; e da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (Facmar) da Universidade de Vassouras.

Alunos de Medicina do Passaporte farão estágio na rede

A partir do mês de agosto, 25 estudantes do curso de Medicina do programa Passaporte Universitário farão estágio obrigatório na Atenção Primária e na Rede de Urgência e Emergência. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Educação Permanente em Saúde

O processo de formação pelo estágio na rede de saúde da cidade é desenvolvido há, aproximadamente, três anos, através da articulação do Neps com diversos entes, entre estes, secretarias municipais e instituições de ensino.

Através desse diálogo, também foram promovidas formações internas, como a capacitação “Manejo Clínico das Arboviroses”, oferecida a 50 médicos da Atenção Primária da cidade pela Uerj. Além disso, a Facmar da Universidade de Vassouras também promove projetos de extensão, onde os profissionais de saúde da cidade podem se especializar em várias frentes, como no atendimento a situações de urgência e no suporte básico de vida.