Muita alegria e descontração no quarto dia de Maricarnaval 2024

Um dos blocos mais tradicionais da cidade, Gabriela reuniu uma multidão no Centro

segunda-feira, 12 fevereiro 2024

Foto: Elsson Campos

O quarto dia do Maricarnaval 2024 nesta segunda-feira (12/02) reuniu muitas famílias nos 16 blocos que movimentaram a cidade. Entre eles: “Gabriela” no Centro; “Boca de Siri” e “Se não lembro não fiz” em Ponta Negra; “Tardezinha da 37” e “Piranhas do Recanto” em Itaipuaçu; “Bloco do Amor” em São José do Imbassaí e “Só vou se minha mulher deixar” na Barra.

Morador de Inoã, o corretor de planos de saúde, Pablo Matos, de 31 anos, é frequentador assíduo do bloco Gabriela há vários anos.

“Esse é o melhor bloco de Maricá, então, é o único que eu não posso perder. E sempre venho à caráter. Esse ano vim de anjinho, ano passado foi piranha velha, mas todo ano eu coloco uma fantasia diferente, reúno os amigos e venho para cá. Daqui nós vamos direto para um bar curtir um pagodinho”, contou.

A mediadora Ana Cristina Nemer, 24 anos, estava com a prima e as amigas, curtindo mais um dia da programação do Maricarnaval no Centro da cidade.

“Eu venho para tudo que acontece aqui todos os dias, porque é o lugar mais perto da minha casa. Eu amo o carnaval, a energia, todo mundo se divertindo, o calor, as pessoas se abraçando, é disso que eu gosto, da muvuca”, disse Ana Cristina, que mora no Flamengo.

A cabelereira Rosiane Nunes, 36 anos, veio de Itaipu, em Niterói, para curtir a folia em Maricá pela primeira vez.

“Hoje eu vim exclusivamente para conhecer o Gabriela. Os amigos comentaram que já tinham vindo para cá e gostaram muito desse bloco. Também vi propaganda pela rede social aí quis conhecer. Estou achando tudo ótimo”, avaliou Rosiane, ao lado das amigas.

Fiscalização e segurança

Ao longo dos pontos da festa, profissionais das secretarias de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) e de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), da Guarda Municipal e da Polícia Militar estavam presentes. Além disso, agentes da Coordenadoria de Posturas atuavam na fiscalização e troca de garrafas de vidro por recipientes de plástico.

Comandante da Guarda Municipal, Carlos Eduardo dos Santos, falou sobre a atuação das equipes que busca oferecer segurança a todos os foliões.

“Hoje a gente tem praticamente 24 blocos na cidade. Estamos com equipes da Guarda Municipal e da Seop cobrindo todos os blocos, mas focamos nossas forças no Bloco da Gabriela, que reúne aproximadamente 40 mil pessoas no Centro da cidade, para que as famílias possam curtir e se divertir contando com a Guarda Municipal”, explicou.

Bailes e atrações musicais

Entre as principais atrações que animam a folia a partir das 20h desta segunda-feira estão: Douglas Kali no palco Centro; o grupo Tô Kerendo e a Banda Evidance no trio elétrico do Parque Nanci; a cantora Moniquinha Angelo e a dupla Junior e Gustavo no palco de São José do Imbassaí; o grupo Kontagiô no palco de Santa Paula; o grupo Encontro na Orla de Jacaroá; o grupo Oh Sorte e banda Feijão Balanço no palco Cordeirinho; além de Lilian Lomeu no palco da Praça dos Gaviões e de Jô Borges no palco do Ferreirinha, ambos em Itaipuaçu.

No espaço exclusivo para a criançada, teve a banda Sinfônica Ambulante e a cantora Bruna Mandz em Araçatiba; a banda TaTudoEmCasa em Ponta Negra; a cantora Maiara Coboski em Bambuí e Marianna Cunha na Praça dos Gaviões.

Programação do MariCarnaval termina nesta terça-feira

Nesta terça-feira (13/02), outros 19 blocos farão a alegria dos foliões. A animação começa às 8h com o bloco “Edbe Odara” em Inoã. Tem também “Louca Paixão” em Araçatiba; “Chupa mas não baba” em Santa Paula; “Bloco da Coruja” em Itaipuaçu; “Eu não me Khalo” no Centro e “100% Piranha” em Ponta Negra.

As apresentações musicais nos palcos montados pela cidade também continuam. Entre os que estarão no comando da folia: Natalia Pani em Santa Paula; Rodrigo Balla na Praça Orlando de Barros Pimentel no Centro; Léo Marcenes na Praça do Ferreirinha em Itaipuaçu; Rinah no Recanto em Itaipuaçu; Raquel Fonseca em Jacaroá; Rebeka Monteiro em Ponta Negra e o Grupo vai e Volta em Jaconé.

Desfile das escolas de samba de Maricá acontece na Passarela Adélia Breve

O desfile das escolas de samba de Maricá acontece nesta terça-feira (13/02) a partir das 20h, na Passarela Adélia Breve (Rua Abreu Rangel, no Centro), numa realização da Secretaria de Turismo com a Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (Lacam).

A apresentação começa pelas agremiações que fazem parte do grupo de acesso: Herdeiros de Maricá, Acadêmicos do Caxito e Flor do Imbassaí. Após um breve intervalo, se apresentam as escolas do grupo especial: Império da Camisa Azul e Branco, Unidos do Saco das Flores, Tradição de Maricá e Inocentes de Maricá.