A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, começa a partir das 8h deste sábado (24/02) os mutirões integrados de prevenção e enfrentamento à dengue, com a vistoria de diversos espaços dos distritos Centro e Itaipuaçu. Na ação coletiva inicial, os pontos focais serão nas localidades Manu Manuela (em São José do Imbassaí), Condado e Jardim Atlântico Leste (em Itaipuaçu), regiões onde há elevada concentração de casos notificados da doença. Os agentes de combate às endemias, junto a profissionais de diversas secretarias e órgãos municipais, farão o combate de possíveis focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.
A ação conta com orientação dos moradores sobre medidas que auxiliam a evitar o desenvolvimento do mosquito; visita a residências e outros espaços; compartilhamento de informações sobre denúncia de focos pela Central 156; recolhimento de lixos, entulhos e outros materiais em áreas públicas; e o mapeamento de áreas públicas com focos. A iniciativa tem o apoio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), do Centro de Operações de Maricá (Comar), da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), e das secretarias de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado (Seop) e de Proteção e Defesa Civil.
No Condado, os profissionais se reunirão na entrada do bairro e seguirão para as ações preventivas. No loteamento Manu Manuela, o ponto de encontro será próximo à quadra esportiva da localidade. No Jardim Atlântico Leste, pela extensão da região, as concentrações estão planejadas para as seguintes áreas: Rua Van Lerbergue (antiga 34) com a Rua Albertino Pereira do Vale (antiga 77); Praça dos Times; entorno da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (Upam) Santa Rita; e próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região.
Além disso, equipes farão uma dinâmica de panfletagem, entregando materiais impressos com orientações preventivas sobre a dengue. A atividade será nos seguintes locais: Praça Orlando de Barros Pimentel, em frente à sede da Prefeitura, Rodoviária de Maricá, Boulevard Maricá, Unidade de Saúde da Família (USF) Elenir Umbelino (Flamengo), entorno do Centro Administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu, Terminal Rodoviário do distrito, Praça do Barroco e USF do bairro. Também haverá panfletagem em pontos específicos dos distritos Inoã e Ponta Negra.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, reforçou a importância da articulação entre diversos entes no combate à dengue, o que fortalece as atividades.
“Estamos empenhados no enfrentamento à dengue com ações em várias frentes, onde os mutirões integrados cumprem um papel fundamental. A articulação com outras secretarias e órgãos trazem mais amplitude de atuação e um combate mais efetivo aos focos. Por isso, pedimos que a população receba os agentes e se atente às orientações passadas. Com a união coletiva, venceremos esse desafio”, destacou.
Ações presenciais e nas redes sociais
O segundo mutirão intersetorial está planejado para o sábado seguinte (02/03) e acontecerá em locais específicos do segundo distrito (Ponta Negra) e terceiro distrito (Inoã), onde há concentração elevada de casos notificados. Além disso, a Defesa Civil está orientando os moradores, com o envio de mensagens por SMS e WhatsApp para alertar e orientar sobre a dengue continuamente. O órgão também contribuirá com um carro de som que entoará as orientações preventivas e um drone de monitoramento.
Os agentes de combate às endemias seguem com as atividades diárias de fiscalização de possíveis focos, além de compartilhar informações preventivas e ações diárias que devem ser adotadas pelos moradores. É importante lembrar que as visitas acontecem através da oficialização de denúncias, que podem ser feitas por ligação à Central 156, onde serão apuradas para posterior verificação do espaço.
Nas redes sociais da Prefeitura, estão sendo veiculados materiais multimídia de conscientização. A campanha “Maricá Contra a Dengue” inclui informações sobre o checklist diário de atividades que evitam focos, como denunciar espaços com acúmulo de água parada, divulgações sobre ações preventivas, dentre outros aspectos.
Em outra frente, na próxima semana, dois polos exclusivos de atendimento à dengue serão abertos na cidade: um no Centro e outro em Itaipuaçu. O espaço do Centro será na Rua Álvares de Castro, 337, em frente à sede da Prefeitura; e o de Itaipuaçu na Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34), esquina com a Rua Elisa Vieira Veras (antiga Rua 52), no Jardim Atlântico. O objetivo é oferecer o acolhimento e tratamento necessário nos locais, evitando lotações nas unidades de saúde do município.
Cuidados diários
Para evitar o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, a zika e a chikungunya, é fundamental que a população mantenha: caixas d’água, galões, toneis, poços e tambores vedados; bandejas de geladeira e ar-condicionado sem água; pneus sem água e em locais cobertos; garrafas vazias e baldes virados para baixo; ralos limpos e com telas; vasos sanitários sem uso fechados; piscinas e fontes sempre tratadas; quintal sem lixo e/ou entulho; calhas totalmente limpas; além de ser recomendável eliminar os pratos dos vasos de plantas.