Ordem Pública faz balanço das barreiras sanitárias no final de semana

segunda-feira, 18 maio 2020

A Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional fez um balanço do primeiro final de semana de funcionamento das barreiras sanitárias instaladas em seis pontos de Maricá. Desde sexta-feira (15/05) até o domingo (17/05) 818 veículos tiveram de retornar as suas regiões de origem. Os dados mostram ainda que 20.103 veículos foram abordados nos seis pontos, e 1.116 declarações de residência foram assinadas por motoristas neste período. Vale ressaltar que uma das barreiras, a da RJ-114, que liga Maricá a Itaboraí, segue funcionando todos os dias.

Para o secretário da pasta, Júlio Veras, os números são positivos. “Eles demonstram que adotamos a estratégia certa. A princípio manteremos o planejamento inicial com cinco barreiras aos fins de semana e uma permanente na RJ 114”, explicou.

O secretário detalhou os critérios de permissão de entrada no município. “Quem for abordado nas barreiras terá que apresentar um documento que prove a ligação dessa pessoa com o município, seja de residência ou empregatício. Se não tiver, ele preenche um termo de declaração informando o endereço, telefone e placa do veículo. O que está acontecendo nessa época é à entrada de veranistas, que apesar de não morarem na cidade, eles têm residência e não podem ser impedidos de entrar”, completou Júlio Véras.

De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, a zona litorânea recebe no próximo final de semana o reforço de agentes da Guarda Municipal e PROEIS. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização nas orlas, orientando para não ter aglomeração e não desrespeitar o decreto municipal. As equipes estão presentes todos os dias, com viaturas, postos fixos e quadriciclos”, reforça Celso Netto.

Entre as barreiras, a que apresentou a maior movimentação foi a do Cala Boca teve 4.621 abordagens, 396 veículos retornaram e 353 declarações de residência assinadas. O segundo local que teve grande movimentação foi no bairro Zacarias, na Barra de Maricá.  A equipe abordou 3.671 veículos, 222 declarações assinadas e 125 veículos obrigados a retornar.

Já no Recanto, em Itaipuaçu, 3.772 veículos foram abordados, 159 declarações foram assinadas e 94 veículos tiveram de retornar. Em Ponta Negra, foram registradas 1.047 abordagens, 32 declarações assinadas e 83 veículos impedidos de atravessar o bloqueio. No Cajueiro, outro acesso à Itaipuaçu, foram 5.805 abordagens, 218 declarações assinadas e 30 veículos tiveram de retornar.

Na barreira sanitária fixa, instalada na RJ 114, rodovia que liga Maricá a Itaboraí, no bairro de Ubatiba registrou um total de 1.187 abordagens, 130 declarações assinadas e 90 retorno de veículos. Além da fiscalização, os agentes nas barreiras distribuem máscaras reutilizáveis para os ocupantes dos veículos.

ESTACIONAMENTO PROIBIDO

Estacionar nas orlas e nas vias de acesso continua proibido. A fiscalização nesses pontos é feita de maneira física por equipes das secretarias de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, de Proteção e Defesa Civil e de Trânsito e Engenharia Viária. Veículos que não são de moradores locais, e que estão estacionados nessas vias, são imediatamente autuados.