Palestra na Universidade Vassouras encerra Semana do Consumidor em Maricá

Empreendedora Priscilla Gavilão falou sobre novos conceitos nas relações de consumo

sexta-feira, 15 março 2024

Foto: Gabriel Ferreira

O Dia do Consumidor em Maricá foi marcado pela palestra da empreendedora e mestre em Psicologia pela UFRJ Priscilla Gavilão, que apresentou o fórum ‘A Voz do Consumidor’ no campus do Centro da Universidade Vassouras. O evento é parte do ciclo de palestras ‘Procon Capacita’ e falou sobre as novas relações e demandas de consumo vigentes atualmente. O fórum foi promovido pela Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor.

Representando o secretário Felipe Paiva, o advogado Vinícius Bernardo abriu os trabalhos falando sobre os projetos da secretaria. Paiva afirmou que o consumidor de Maricá hoje está mais atento e mais exigente na hora de comprar ou contratar serviços na cidade.

“As queixas sobre o comércio local diminuíram bastante no último ano, o que demonstra uma maior conscientização da parte de quem compra e principalmente quem vende. As concessionárias ainda lideram as reclamações, que cresceram bastante nesse mesmo período. A procura por nossos projetos, como o Procon Itinerante, refletem bem essa realidade”, destacou Vinícius.

Priscilla Gavillão, destacou para o público conceitos como percepção de valor, relação de troca, escuta ativa e o chamado ‘ganha-ganha’, que define benefícios bilaterais que não somente a troca do produto ou serviço pelo pagamento.

“Existem hoje novas demandas de consumo, e se o estabelecimento ou prestador daquele serviço não acompanhar vai acabar ficando para trás. Isso porque existem novas identidades nessas relações e também o acesso à informação está maior, o que torna o consumidor mais exigente. Não é mais somente obter aquele produto, mas hoje se valoriza a experiência de consumo, com mais atenção e acolhimento de quem fornece”, ressaltou ela.

Procon Maricá

Para abrir um processo no Procon, o consumidor precisa levar identidade, CPF (original e xerox), comprovante de residência (original e xerox), documentos comprobatórios (extrato bancário, cartão de crédito, faturas de telefonia, ou/e contratos, as seis últimas faturas que comprove relação de consumo com o fornecedor/empresa), nome, CNPJ, e-mail e número de telefone da empresa reclamada e protocolo de reclamação/atendimento com a empresa.

A Secretaria de Defesa do Consumidor e o Procon-Maricá disponibilizam números para denúncia: 99961-0190 ou 96738-7962 (também WhatsApp). Vale destacar que a secretaria é o órgão responsável por articular, defender e orientar os consumidores maricaenses e também responsável por fiscalizar os comércios do município de Maricá.

O atendimento presencial pode ser feito na Casa do Consumidor, localizada na Rua Aloísio Costa e Silva nº 154, no Parque Eldorado (na região do Centro da cidade), ou na sede distrital da Prefeitura em Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue nº 249, Jardim Atlântico Oeste).