
Quem passa pela Barra de Maricá já pode notar que uma drástica mudança na paisagem se desenha. Os primeiros pilares de sustentação da ponte que vai ligar o bairro a Guaratiba e, mais tarde, permitir a ligação da lagoa com o mar, estão sendo erguidas na esquina da Rua João Joaquim da Costa com a Avenida Central e começam a despontar no horizonte.
O prefeito Washington Quaquá comemorou o andamento da intervenção e destacou a importância da obra para a cidade. “Esta aí para quem quiser ver a ponte que a cidade sempre sonhou! A maior obra já feita pela prefeitura na historia de Maricá. Uma obra de impacto fundamental sobre o meio ambiente e o turismo”, celebrou.
O trabalho de construção das fundações da ponte, que terão aproximadamente 20 metros de profundidade, começou em dezembro no leito da lagoa. Os cálculos estruturais definiram a resistência das estruturas para garantir a segurança da fase de concretagem. Sobre esses pilares ficarão assentadas as peças pré-moldadas que chegaram à cidade no mês de outubro.
A obra tem previsão de seis meses de duração e a nova ponte, com 172 metros de extensão, vai integrar os bairros Guaratiba, Cordeirinho e Ponta Negra à região central da cidade. Após a construção, a prefeitura pretende urbanizar o entorno com calçamento, instalação de quiosques, postes, lixeiras, bancos e plantio de árvores.