Profissionais da rede de ensino também receberão um abono de um salário mínimo em dezembro deste ano

quinta-feira, 23 novembro 2023

Elsson Campos

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou nesta quinta-feira (23/11) um aumento de 15% no salário base dos profissionais da rede municipal de ensino a partir de 2024 e um abono de um salário mínimo (R$ 1.320) para o mês dezembro deste ano. A proposta de aumento no será enviada em mensagem à Câmara Municipal, solicitando a alteração que precisará ser aprovada pelos vereadores.

O piso salarial da educação básica passará de R$ 3.708,21 para R$ 4.264,44 (jornada de 25h semanais) e de R$ 5.932,93 para R$ 6.822,86 (40h), valor superior ao piso nacional para jornada de 40h que é de R$ 4.420,55. Só este ano, Maricá já anunciou dois aumentos salariais dos professores, em janeiro e em novembro.

“Hoje temos uma notícia boa e importante de valorização dos profissionais da Educação que tanto se dedicam por um futuro melhor para nossos jovens e crianças. Valorizar o professor é um processo permanente do nosso governo. Esses profissionais que abdicam de suas vidas para ensinar as nossas crianças”, declarou Fabiano, que destacou a importância desse novo reajuste como um compromisso da gestão municipal para a valorização dos profissionais da rede de ensino.

Pelo Plano de Cargos e Salários da Educação de Maricá, existem hoje seis classes de acordo com o nível de graduação do profissional, que podem ir desde o Ensino Médio Normal ao Pós-Doutorado. A rede municipal de ensino conta 67 unidades escolares e 3 particulares conveniadas (creche), que totalizam 28.519 alunos, 2.617 professores, sendo 1.446 (docente II) e 875 (docente I). O reajuste também beneficiará os 128 orientadores pedagógicos e 127 orientadores educacionais, além de 41 inspetores escolares.

2 comentátios em “Prefeito Fabiano Horta anuncia aumento de 15% no salário dos professores para 2024

1. Parabéns ao prefeito pela atitude em reconhecimento aos professores. Belo exemplo a ser seguido pelos demais gestores.