Prefeito Fabiano Horta visita locais atingidos pelo temporal da última quinta-feira (05/10)

CEPT Leonel Brizola, em Itapuaçu, reabre segunda-feira (09/10). Escola Municipal Marquês de Maricá permanece fechada até nova vistoria

sexta-feira, 6 outubro 2023

Foto: Marcos Fabricio

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, circulou pelas ruas de Itaipuaçu para analisar os estragos causados pelo temporal que atingiu o bairro. Após uma reunião no Centro de Operações de Maricá (Comar), que fica na sede do Centro Administrativo de Itaipuaçu, ele acompanhou o trabalho das equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) em alguns locais, como o Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola e a Escola Municipal Marquês de Maricá. As aulas foram suspensas nessas unidades escolares devido a tromba d’água.

Ao lado do prefeito estavam os secretários João Maurício de Freitas (Governo) e Márcio Jardim (Educação), além do presidente da Somar, Guthyerre Alves. O grupo vistoriou as obras de recuperação dessas escolas, cujo maior prejuízo foi no telhado em cada uma delas. Márcio Jardim informou que o CEPT reabre na próxima segunda-feira (09/10). Já a Escola Municipal Marquês de Maricá permanece fechada para que uma nova vistoria seja feita para reavaliar sua abertura.

“Fomos surpreendidos com uma ventania de alta intensidade no fim desta quinta-feira, que causou avarias localizadas aqui em Itaipuaçu. Tivemos muitas quedas de árvores, destelhamentos e outros danos em espaços privados e também públicos. Hoje, a região amanheceu mais cuidada e temos equipes da Defesa Civil, do Trânsito e da Somar trabalhando hoje e nos próximos dias para retirar entulho e galhos de árvores caídos. Creio que a cidade esteja em plena ordem de forma breve”, avaliou o prefeito, ao lembrar que os eventos marcados para este fim de semana em Itaipuaçu foram todos adiados.

“Entendemos que era a melhor atitude a ser tomada, porque o clima atual em todo o bairro é de restauração. Logo vamos divulgar novas datas”, garantiu.

Desobstrução de ruas e avenidas

Desde as primeiras horas desta sexta-feira (06/10), diversas equipes da Somar atuam com maquinários para auxiliar na ação emergencial com serviços de limpeza, desobstrução de algumas vias de Itaipuaçu, principal distrito atingido pelo temporal de quinta-feira (05). Um dos locais mais atingidos foi na Rua 70, lado praia.

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) fez a limpeza das vias e calçadas na Rua 36, desobstrução da Rua 35, Avenida Jardel Filho e Rua 113. Na Avenida Litorânea (orla de Itaipuaçu), as equipes atuaram na limpeza das vias e calçadas. Os serviços também foram feitos nas ruas 35 entre o trecho da 83, Ivan Dias, 90 e 116. Para o serviço, foram utilizados equipamentos como retroescavadeira, caminhão caçamba, caminhão cachorrera e motosserra.

Alteração no trânsito

Em função da continuação de serviços da Somar, a partir da próxima segunda-feira (09/10) um novo trecho da Avenida Carlos Mariguella, na altura do Big Boy no Barroco, estará interditado e seu fluxo será desviado. Os motoristas que trafegam na Avenida Carlos Mariguella, sentido Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), terão que acessar a Rua São Martinho, virar à esquerda até a Rua Vinte e Cinco A, e dobrar novamente à esquerda para acessar a Rua Amália Melo dos Santos para seguir novamente na Carlos Mariguella.

Já no sentido Itaipuaçu, os condutores terão que entrar na Rua Acácia, dobrar à esquerda em direção à Rua das Margaridas, virar à esquerda na Rua Açucenas para chegar novamente à Avenida Carlos Mariguella.