Prefeitura altera sentido de vias para facilitar circulação de veículos no feriadão

sexta-feira, 25 fevereiro 2022

A Prefeitura de Maricá alterou nesta sexta-feira (25/02) a circulação viária em três bairros de grande movimento da cidade (Itaipuaçu, Ponta Negra e Araçatiba), visando tanto a fluidez do trânsito quanto o conforto de quem veio à cidade. A mudança vale até a quarta-feira de Cinzas (02/03).

Secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcio Carvalho explica que durante o período de carnaval as alterações são necessárias, mesmo com o cancelamento das festividades de carnaval nos espaços públicos.

“A gente espera um volume muito grande de pessoas vindo de fora para a cidade, isso aumenta os riscos. É preciso que os motoristas andem pela cidade com atenção e em baixa velocidade, principalmente nos cruzamentos, pois é grande o número de avanços. Respeitem o limite de velocidade. Tudo que a gente quer é preservar vidas”, disse o secretário.

Vias em mão única em Araçatiba e Ponta Negra

Em Araçatiba, próximo ao Deck Pôr do Sol, um sistema binário foi implantado entre as ruas Álvares de Castro e Rômulo Cavina – as vias são usadas apenas em um sentido, com a outra faixa sendo usada como estacionamento, facilitando o passeio de moradores e turistas. Placas auxiliam na sinalização do local. Até o dia 2, quem vier do Centro em direção à Barra deve seguir pela Álvares de Castro até a Av. Prefeito Ivan Mundlin. No sentido Centro, seguir pela Rua Rômulo Cavina até a Rua 62 e Álvares de Castro.

Ponta Negra também terá um binário, porém somente a partir de sábado (26/02): a margem do canal e o acesso ao Farol de Ponta Negra, na altura das ruas Juiz de Fora e Passa Quatro, passam a ter sentido único, enquanto o retorno ao centro do bairro será feito pela Rua Itajuba. Os motoristas vêm do Bananal deverão seguir pela Estrada Crispim Gonçalves dos Santos, entrar na Rua Beira do Canal até a Praça Central. Já a partir da praia, o fluxo seguirá pela Rua São Pedro Apóstolo para o acesso ao Bananal e à rodovia RJ-106.

Na Estrada dos Cajueiros, foi concluído o primeiro trecho das obras de duplicação da via, em Itaipuaçu, facilitando o tráfego – os motoristas, porém, devem redobrar a atenção no acesso à Rodovia Amaral Peixoto, na outra ponta da estrada, que continua em obras e portanto permanece em sentido duplo. Haverá orientadores de trânsito em ambos os sentido