Prefeitura de Maricá abre inscrições para o quinto ciclo do programa “Avança Maricá”

quinta-feira, 7 março 2024

Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abre a partir de segunda-feira (11/03), inscrições para sete cursos do programa “Avança Maricá” voltado para empreendedores. Estarão disponíveis as seguintes capacitações com oferta de 20 vagas por curso: Como Elaborar um Plano de Negócio, Como Atender Melhor o Seu Cliente, Como Melhorar suas Vendas, Oficina Marketing Digital, Planejamento Estratégico, Gestão Financeira Intermediária e Marketing Intermediário.

O programa tem o objetivo desenvolver e aprimorar as competências para quem pretende abrir seu próprio negócio. Além disso, busca desenvolver as micro e pequenas empresas do município. Para esse ciclo, todas as turmas vão acontecer em Itaipuaçu atendendo a um pedido dos empreendedores da região. O polo fica na Rua: Av. Carlos Mariguela, nº 160, Qd. 14 Lote 09.

As inscrições estarão abertas até a próxima segunda-feira (18/03) pelo site https://avanca.marica.rj.gov.br/. Todas as oficinas do programa são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3731 14 88 ou (21) 97047-1790 de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os cursos acontecem de forma presencial no mês de maio. Confira abaixo informações e detalhes sobre as capacitações.

Cada pessoa poderá se inscrever em até duas capacitações. Os candidatos que conseguirem as vagas, serão notificados sempre por e-mail e WhatsApp, na semana que antecederá cada capacitação. Para quem ficar na espera, ainda no primeiro semestre, será aberta inscrições para o Empretec

1 – Oficina Como Elaborar um Plano de Negócio

Dias 25 e 26 de abril, 10 e 11 de junho – Das 13h às 17h

Essa oficina tem o objetivo de orientar o potencial empresário na elaboração do plano de negócios, bem como sua implementação, visando aumentar as possibilidades de sucesso do seu empreendimento. Ela está dividida nos seguintes tópicos: Encontro 1 – Estruturando um Plano de Negócios Descrição da Empresa Plano de Marketing Plano Operacional – Encontro 2 – Estruturando um Plano de Negócios Plano Financeiro Sumário Executivo.

2 – Como Atender Melhor o Seu Cliente

Dias 25 a 27 de março – Das 13h às 18h

Identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente; refletir criticamente sobre as ações e procedimentos de atendimento em uma empresa; planejar ações que garantam a satisfação dos clientes e possam gerar um impacto positivo nos resultados.

3 – Como melhorar suas vendas

Dias 13 a 16 de maio – Das 13h as17h

Capacitar tanto gestores quanto vendedores a aprimorar posturas e capacidade de negociação, a fim de aumentar a qualidade do relacionamento com os clientes.

4 – Oficina Marketing Digital

Dias 10 de abril, 20de maio e 05 de junho – Das 13h as 17h

Conheça as ferramentas de Marketing Digital que podem ser empregadas na empresa, incluindo o desenvolvimento de ferramentas e estratégias para uma presença digital efetiva. Máximo de 20 participantes por turma.

5 – Planejamento Estratégico

Dias 15 a 18 de Abril – Das 13h as 17h

Fornecer informações e orientações que possibilitem aos participantes planejar seu negócio a partir de estratégias que estejam em consonância com os objetivos e metas da empresa, bem como com as necessidades e oportunidades do mercado, de forma a obter os melhores resultados.

6 – Gestão Financeira Intermediária

Dias 8 a 12 de Julho – Das 13h as 17h

Capacitar o empresário para controlar o dinheiro da sua empresa, fazer seu fluxo de caixa, planejar seus gastos e investir com qualidade. Além disso, o participante irá conhecer ferramentas para ajudar a tornar essas tarefas o mais simples possível.

7 – Marketing Intermediário

Dias 1º a 4 de Julho – Das 13h as 17h

Orientar a empresa a estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto de venda. Um instrumento fundamental para uma gestão mais eficiente da empresa.