Prefeitura de Maricá conscientiza moradores do Taboal, em Itaipuaçu

Localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), a área pode se tornar uma Unidade de Conservação Municipal

sábado, 20 janeiro 2024

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá promoveu neste sábado (20/01) uma reunião do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated) com integrantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Comando de Policiamento Ambiental, da Defensoria Pública e da sociedade civil para conscientizar a população sobre os perigos de morar no Taboal, localizado na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), no Rincão Mimoso, em Itaipuaçu.

O subsecretário de Urbanismo, Bruno Marins falou sobre o lançamento da campanha “Proteja Taboal” que terá distribuição de panfletos para a população.

“Essa reunião teve o objetivo de trazer a sociedade e as ONGs para lançar essa campanha de proteção do Taboal, porque vamos ter um treinamento com o pessoal do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB) no Instituto de Ciência Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) no dia 25/01, para nos dias 29/01 e 30/01 iniciar a campanha visitando as residências entregando panfleto no Barroco, para que a população se informe de toda a problemática que está por trás do taboal”, explicou.

Marins ressaltou que ideia é que o tabual seja transformado numa Unidade de Conservação Municipal para apoiar o Parque da Serra da Tiririca e garantir que ali continue sendo a região de recarga do lençol freático e acúmulo de água, para evitar enchentes na região do Barroco. Para isso, a população precisa ajudar, sendo um guardião do Taboal.

Ao perceber irregularidades, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo pelos telefones: 3731-9777 e 97259-9213. O número 2253-1177 do Disque Denúncia também pode ser utilizado.

Integrante do coletivo do Rincão Mimoso, Anderson Sabino, 52 anos, disse que entende a importância de preservar o Taboal. “Se não cuidarmos, pode trazer muitos problemas para a gente no futuro”, afirmou.

Realizado na Escola Municipal Professor Ataliba de Macedo Domingues, na Morada das Águias, em Itaipuaçu, o encontro também contou com representantes das secretarias de Urbanismo, Habitação e Assentamentos Humanos, Assistência Social, Cidade Sustentável; Grupamento Ambiental da Guarda Municipal; Defensoria Pública; Conselho do Meio Ambiente e Instituto Floresta Darcy Ribeiro (Amadarcy).

Regulamentação

É importante lembrar que em 31/01/2023, uma portaria conjunta das secretarias de Urbanismo e de Cidade Sustentável foi emitida suspendendo todas as autorizações para atividades ambientais e construtivas nessa região. O Taboal, é uma área que, com a planta “taboa”, atua na recarga do lençol freático, permitindo a infiltração da água no solo e o aterramento impede a capacidade de absorção e aumenta o risco de enchentes. O Inea fez um parecer técnico em 2014, em que classifica a região como uma área de preservação.

Por que o Taboal é importante?

• Absorve metais pesados e reduz a contaminação bacteriana
• Fornece alimento e abrigo uma ampla variedade de animais, incluindo insetos, aves, anfíbios, roedores, répteis e peixes
• Ajuda na penetração da água no solo
• Ajuda a manter a integridade do solo
Como preservar?
• Não construa
• Não remova a vegetação
• Conscientize os vizinhos
• Preserve

3 comentátios em “Prefeitura de Maricá conscientiza moradores do Taboal, em Itaipuaçu

1. Parabéns por essa iniciativa, sou moradora da rua 14 – Rincão Mimoso , há quase quarenta anos, uma das primeiras moradoras, sempre lutando pela preservação do meio ambiente. Sou feliz por fazer parte dessa história. Aguinailda Campos

2. Foi excelente. O amigo da INEA deu aula sobre a bacia hidrográfica.
    Discutir com conhecimento, todos ganham.