Prefeitura de Maricá encontra irregularidades em ronda semanal do Gated

Equipes fiscalizaram áreas ambientais e encontraram violações, como a demarcação, relógios de luz, movimentação de terra e retirada de mineral

sexta-feira, 31 março 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), iniciou nesta semana rondas pela cidade para identificar irregularidades que violem o meio ambiente em locais com lagoas, lagunas, várzeas, encostas, restinga, manguezais e áreas com recarga de mananciais.

Com apoio do Proeis e da Guarda Municipal, os agentes fiscalizaram terrenos próximos às lagoas de Guaraparina, Maricá e Barra, rios Mumbuca e Itaocaia, entorno do Parque Estadual da Serra da Tiririca e Canal da Costa. Nessas regiões foram encontradas demarcação de áreas e instalação de relógios de luz, movimentação de terra, com a retirada de material mineral e desmatamento da vegetação.

Na próxima etapa, as secretarias responsáveis irão nos locais para tomar as medidas previstas na legislação municipal. O roteiro das rondas tem planejamento semanal em dois turnos (manhã e tarde) com ações constantes para auxiliar no mapeamento para a repressão a práticas irregulares.

“A busca ativa dos fiscais nos locais de áreas ambientais frágeis será um importante auxílio para detectar a violação as normas e a desmobilização das ocupações. Temos a previsão de ampliar nossa rota de carros e assistentes para avançar ainda mais com esse trabalho ostensivo em toda cidade”, afirma o secretário de Urbanismo, Celso Cabral.

O Gated é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito e Engenharia Viária, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). As denúncias de irregularidades podem ser enviadas por meio dos telefones/WhatsApp 96812-2421 (núcleo Centro) e 97259-9213 (núcleo Itaipuaçu).

Disque Denúncia

Para intensificar as fiscalizações, a Prefeitura de Maricá fechou uma parceria com o Disque Denúncia para receber notificações sobre a venda ilegal de terrenos, uso impróprio do solo e construções irregulares. As denúncias são feitas pelo número de telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo do Disque Denúncia.