Primeira edição do projeto contou com estudantes do Passaporte Universitário e 14 professores orientadores

terça-feira, 18 abril 2023

A Prefeitura de Maricá entregou 48 certificados para alunos do Passaporte Universitário que participaram do Programa de Iniciação Científica (PIC), em formatura realizada nesta terça-feira (18/04). Também foram entregues os diplomas para 14 professores orientadores que acompanharam todo o programa, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Na cerimônia, realizada na sede da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, em Itaipuaçu, o prefeito Fabiano Horta destacou a importância do programa para o município. “Quando vocês concluem esse ciclo, construindo conhecimento, apontando o seu saber com a dinâmica do local, da pesquisa que tem por objetivo atingir a cidade de Maricá, vocês estão cumprindo um papel fundamental na consolidação do programa Passaporte Universitário para o município”, afirmou.

O secretário de Governo, João Maurício de Freitas, parabenizou os formandos, considerando que a conclusão deste ciclo os coloca em outro patamar na vida profissional. “O que estamos construindo no dia a dia é uma Maricá de mais oportunidades. A todos estes jovens que já estavam no Passaporte Universitário, vocês estão a um passo à frente da sua vida acadêmica e universitária. Desejamos que vocês nos ajudem a construir a Maricá que a gente sonha e constrói todos os dias”, destacou.

Além dos diplomas, os alunos e professores receberam troféus produzidos pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, outro projeto do ICTIM. Na entrega das homenagens, o presidente da autarquia, Carlos Senna, agradeceu aos colaboradores pela realização e empenho na iniciativa acadêmico-científica.

“O programa trouxe professores que são servidores públicos e alunos que são do Passaporte Universitário para pensar as questões da cidade e buscar soluções. Que orgulho o ICTIM tem em ser responsável por incentivar esse grupo de alunos na Iniciação Científica! Parabéns a todos que acreditaram e persistiram nos seus projetos!”, disse.

O diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, trouxe à cerimônia a importância em “desenvolver pesquisas acadêmicas com alunos do município para o próprio município”, visando a permanência e o vínculo do estudante no território, diminuindo a evasão de mão de obra local qualificada para outras cidades.

Pesquisadores de renome estiveram presentes à formatura

Durante a cerimônia, os alunos puderam exibir seus trabalhos e tiveram contato com outros nomes da áreas de ciência e tecnologia, como a pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) e diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos.

“Que todos estes projetos sejam a base para que a Prefeitura de Maricá e o ICTIM as incorporem dentro da sua incubadora, que levem à frente esses projetos, porque vocês estão vivendo um tempo melhor, no qual a ciência está voltando a ser valorizada. É o momento de vocês não pararem de sonhar! Em nome da SBPC, agradeço o convite para estar aqui presente”, disse a pesquisadora.

Representando os professores orientadores, a diretora de Pesquisa e Extensão da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), Ana Cláudia dos Santos Rodrigues, falou da representatividade que o Programa de Iniciação Científica tem para Maricá. “O PIC difundiu a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, fomento inexistente, que agora abre possibilidades para o futuro. Nós somos a Ciência hoje”, disse a professora.

Um comentário em “Prefeitura de Maricá entrega 48 certificados para alunos do Programa de Iniciação Científica

1. É incrível participar desse momento próspero e revolucionário em Maricá, através da Educação. ICTIM com Programa de Iniciação Científica tem essa essência, do saber na comprovação da ciência. Parabéns pela gestão Municipal e todos envolvidos, obrigado.