Prefeitura de Maricá promove primeira turma do programa ‘Socializa_C@O’ de 2024

Inscrições abrem na quarta-feira (28/02) para 60 alunos

sexta-feira, 23 fevereiro 2024

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção Animal (SECPA), abre nesta quarta-feira (28/02) a primeira turma do programa ‘Socializa_C@O’ de 2024, que propõe um manejo dos cães pelos seus tutores, estimulando a boa integração entre as pessoas e os animais. Ao todo, 60 vagas estarão disponíveis para as aulas, que acontecem de 26/03 a 25/06. As inscrições poderão ser feitas a partir das 8 horas por meio do link que será divulgado na página da Secretaria de Proteção Animal.

Ao todo, são 60 vagas para a aula presencial, que será somente para o tutor sem a presença do cão no dia 09/03. Após a palestra serão selecionados 30 alunos que irão participar das aulas práticas juntamente com o seu cão a partir da última semana de março no distrito de Itaipuaçu.

A proposta do programa é dar oportunidade aos tutores de nivelarem seus conhecimentos técnicos, oferecendo o conteúdo mínimo adequado, para melhorar o manejo e construir uma relação familiar com os animais, sua família e a sociedade. A socialização e o condicionamento serão ensinados a partir de exercícios básicos, utilizando técnicas de adestramento e respeitando todas as legislações que visam combater a prática dos maus-tratos.

Como se inscrever

As inscrições serão abertas na próxima quarta-feira (28/02), a partir das 8 horas, por meio do link que será divulgado pela página da Secretaria de Proteção Animal. As aulas acontecerão em Itaipuaçu. Todos os inscritos estarão habilitados a participar de uma palestra sobre saúde e bem-estar dos animais, legislação vigente, ações da SECPA em combate aos maus-tratos e comportamento animal e orientação sobre as técnicas que serão aplicadas durante o programa ‘Socializa_C@O’.

Vacinação e exigências

Os cães deverão estar com a sua carteira de vacina atualizada, não podem apresentar limitações de ordem física que impeçam ou causem dificuldades e sofrimento para a realização dos exercícios praticados, ou ter comportamento extremamente agressivo e antissocial, que coloquem em risco a vida ou integridade física e emocional dos outros cães e das pessoas participantes.

Nos casos de cães que apresentem problemas comportamentais, serão impedidas as suas participações recomendando o acompanhamento por profissionais qualificados para fazer um trabalho específico para este caso. Os animais devem ter preferencialmente a idade entre 6 meses e 2 anos, contudo, os casos de animais com idade maior serão avaliados pela equipe, visando o bem-estar do animal e a segurança dos participantes.