Prefeitura demole três casas em áreas de risco de Araçatiba nesta sexta-feira (01/04)

sexta-feira, 1 abril 2022

A Prefeitura de Maricá demoliu nesta sexta-feira (01/04) três casas no Morro do Amor, em Araçatiba, que estavam interditadas pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Os imóveis foram classificados no Plano Municipal de Contingência, lançado em fevereiro, com risco geológico muito alto. Oito pessoas de três famílias que viviam nessas casas foram incluídas no aluguel social da prefeitura e estão morando no Flamengo.

Outras 21 residências, onde vivem 37 pessoas, estão em áreas de risco geológico no Morro do Amor. Equipes da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos fizeram visitas nesses locais e encaminharam as famílias para o Banco Mumbuca, onde foram abertas contas para o crédito do aluguel social.

“Existem 13 processos abertos aguardando aprovação para o benefício da prefeitura. As casas serão demolidas no Morro do Amor depois que as famílias estiverem morando em outros locais com o aluguel social”, disse o secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia.

A ação desta sexta-feira contou com apoio das secretarias de Proteção de Defesa Civil e de Urbanismo (Fiscalização de Obras), da autarquia Serviço de Obras de Maricá (Somar) e da Guarda Municipal.

Como funciona o aluguel social

Quando um imóvel é interditado pela Defesa Civil com risco de desabamento, a família é incluída pela Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos no programa aluguel social, com abertura de conta no Banco Mumbuca para creditar o benefício. O aluguel é pago por até três anos, com renovações anuais.

Para garantir a nova moradia, o requerente apresenta um imóvel à prefeitura que faz avaliação mercadológica, verificando a estrutura e valor solicitado para locação. Com tudo aprovado, a prefeitura credita o valor do imóvel em mumbucas e o contrato é assinado entre o beneficiário e o proprietário.