Prefeitura lança série de webinários em homenagem a Darcy Ribeiro na Festa Literária de Maricá

MC Marechal, MC Estudante e Muse Maya participam da estreia de “A Utopia é aqui” no Centro Administrativo de Itaipuaçu

segunda-feira, 24 outubro 2022

Foto: Divulgação

Para marcar o centenário de Darcy Ribeiro, a Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), lança na quarta-feira (26/10), dentro da programação da Festa Literária de Maricá (Flim), a série de Webinários “A Utopia é aqui”. Serão dez eventos, sempre na última semana do mês. O primeiro deles vai abordar a visão de Darcy Ribeiro sobre “O Povo Brasileiro” e terá participação do MCs Marechal, Estudante e Muse Maya.

O evento de estreia da série de webinários em referência ao sociólogo, antropólogo, educador, escritor e indigenista, que morou parte de sua vida em Maricá, acontecerá a partir das 16h no Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, nº 249), terá apresentação de Nega Gizza e será aberto ao público, com limite de 60 lugares. As atividades do webinário são coordenadas pela Fundação Darcy Ribeiro. Todos os encontros serão transmitidos ao vivo nas redes sociais da Prefeitura e gravados para serem, posteriormente, disponibilizados nos sites e canais da Prefeitura de Maricá e da Fundação Darcy Ribeiro.

Livro homenageia Darcy Ribeiro com imagens do antropólogo em Maricá

Paralelamente ao webnário, a Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar fará o lançamento do livro “Maricá a Utopia é aqui – Reconstruindo o Brasil”, criado em parceria com Fundação Darcy Ribeiro. Com curadoria de Gringo Cardia e coordenação editorial de José Ronaldo Cunha e Bete Capinam, o livro de 720 páginas fala sobre a casa onde Darcy morou na Praia de Cordeirinho, em Maricá, da relação do antropólogo com o imóvel, projetado pelo amigo Oscar Niemeyer, além de mencionar a relação de Darcy com Maricá e trazer fotos inéditas do escritor, assim como textos sobre sua vida e obra.

Festa das letras em Maricá

Entre os dias 14 e 26 de outubro, a cidade recebe a 7ª edição da Festa Literária de Maricá (Flim), que neste ano homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo. Grandes nomes da literatura participam desta edição: Ana Maria Machado, Antônio Torres, Viviane Mosé, Renata Costa, Beatriz Myrrha, Natasha Félix, Heleine Fernandes, Sonia Rosa, Otávio Jr, Dayse Sena, Andrea Serpa, Rita Rosa, José Pacheco e as chefs Bela Gil e Tainá Marajoara.

Com a participação de 80 editoras e dos autores participantes, a festa literária é gratuita e terá oficinas, palestras, tenda sensorial, shows, cosplay, feira de livros, museu cultural, cinema, praça de alimentação, entre outras atividades. O festival acontece na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu.

Serviço: Webinário “A Utopia é aqui”:
Data: 26 de outubro de 2022
Horário: 16h
Local: Auditório da Flim, no Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, 249, Itaipuaçu).