Prefeitura oferece 1.150 vagas em cursos gratuitos do Qualifica Maricá

sexta-feira, 18 fevereiro 2022

A Prefeitura de Maricá realizou, nos dias 16 e 17 de fevereiro, ações itinerantes do projeto Qualifica Maricá nos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e de Itaipuaçu, cadastrando moradores interessados em participar de diversos cursos gratuitos de qualificação profissional. Ao todo, são oferecidas 1.150 vagas e deste total, 30% são reservadas aos beneficiários de programas sociais da prefeitura e para pessoas com deficiência.

Adilson Pires, secretário de Trabalho, destacou a importância de levar conhecimento e especialização para os moradores dos condomínios.

“O projeto Qualifica Maricá irá cumprir o papel importante de capacitar os moradores da nossa cidade para o mercado de trabalho. Os dois MCMV estão recebendo uma atenção especial para qualificarmos a mão de obra dos moradores dos conjuntos e agregar mais conhecimento para eles”, disse.

As inscrições seguem até o dia 20/02 e são direcionadas aos jovens maiores de 18 anos. Há oportunidades para Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Operador de Computador, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Instalador Hidráulico Residencial e Mecânico de Motocicletas, entre outros. São oportunidades para todos os níveis de escolaridade, a partir do ensino fundamental I completo.

Pensando na independência, a moradora do condomínio Minha Casa Minha Vida de Inoã, Isa Costa de Araújo, 44 anos, se inscreveu para o curso de camareira em meios de hospedagem.

“Esta oportunidade é muito gratificante, uma ação que está levando conhecimento e oportunidade para criarmos nossa independência e agregar mais conhecimento para nós. Me inscrevi no curso para poder melhorar financeiramente”, disse.

Mair Jades, 35 anos, que já participou do Pré-Encceja, do curso de barbeiro e se inscreveu para o curso de assistente administrativo, mencionou que as oportunidades que a Prefeitura de Maricá vem oferecendo para os moradores do município só agregam conhecimento e valorizam o trabalhador.

“Estou me inscrevendo no curso de assistente administrativo para poder administrar a minha barbearia. A ação itinerante é de extrema importância para quem não consegue acessar e se inscrever. Vejo que o projeto vem abrindo portas para quem não tem um curso profissionalizante e isso é muito gratificante”, afirmou.

Inscrições são on-line

As inscrições são feitas pelo site www.qualificamarica.com.br. Quem for a um dos polos do Programa Municipal de Qualificação Profissional do Centro, Condado, Inoã e Itaipuaçu poderá contar com a ajuda de agentes para realizar a inscrição virtual. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A seleção será feita por meio de sorteio, que acontece no dia 21/02, e a disputa será limitada a uma vaga por pessoa. Para se inscrever, é necessário o número do CPF e, para matrícula, será preciso apresentar documentos de identificação civil, CPF, NIS (Número de Inscrição Social), além dos comprovantes de vacinação da Covid-19, escolaridade, residência e telefone.

Endereços dos polos de qualificação profissional

– Centro: Rua Barão de Inoã, 500
– Condado: Rodovia Amaral Peixoto, Km 27,5