Prefeitura orienta empresas sobre pendências no Simples Nacional

As firmas devem verificar junto ao Portal da Receita Federal sua inscrição municipal ou se há débitos em aberto junto ao município

sexta-feira, 19 janeiro 2024

Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda (Sepof) está orientando empresas instaladas em Maricá, e que são optantes pelo Simples Nacional, que verifiquem junto ao Portal do Simples Nacional (https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/) a existência de pendência municipal que impeça a opção por esse regime tributário.

Caso verifiquem a existência de pendência, ela está relacionada à inexistência de inscrição municipal ou à existência de débitos em aberto junto ao município. Dessa maneira, a empresa deverá procurar o SIM para regularização.

“A nossa orientação é que, após a regularização, a empresa informe ao setor de Fiscalização de ISS ou o setor Empresarial da Subsecretaria de Fazenda para retirada dessas pendências no Portal do Simples Nacional. Nesse sentido, também disponibilizamos atendimento via whatsapp (21-99675-3231) para o mesmo fim”, disse o Subsecretário de Fazenda César Augusto Barbiero.

A Prefeitura de Maricá reitera ainda que o prazo para regularização e retirada de pendências é até dia 31 de janeiro, e os efeitos da inclusão no Simples Nacional retroagem a 01/01/2024.

A Receita Federal, entre julho e outubro de 2023, emitiu Termos de Exclusão para contribuintes optantes pelo Simples Nacional, incluindo os Microempreendedores Individuais, com débitos juntos à Fazenda Nacional.

Na ocasião, foram emitidos quase 394 mil Termos para o SIMEI, o que equivale a 94,97% dos MEIs excluídos do Simples Nacional. O Estado do Rio de Janeiro ficou em segundo lugar no Ranking Nacional, com 96,33% de exclusões. Maricá, até 31 de dezembro do ano passado, teve 890 MEIs desenquadrados do Simples Nacional.