Prefeitura promove primeiro ‘Curta Itaocaia’ de 2024

Evento aconteceu neste domingo (03/03) e reuniu gastronomia, música, feira e circuito rural

domingo, 3 março 2024

Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, iniciou neste domingo (03/03) a temporada 2024 do Curta Itaocaia, que acontece nos meses ímpares no circuito rural da região de Itaocaia Valley, em Itaipuaçu. O evento reuniu visitantes, moradores e feirantes em uma experiência única de entretenimento rural, com comidas típicas e atrações musicais de diversos gêneros e estilos com 12 artistas locais nos oito estabelecimentos participantes.

A iniciativa reúne gastronomia, cultura, artesanato local e faz com que a cidade também respire o turismo rural, que está crescendo em Maricá.

“Temos o apoio da Associação de Guias de Turismo aqui do município e diversos estabelecimentos integrando cada vez mais a cadeia produtiva do nosso turismo, fortalecendo as pessoas, os artesãos, a área gastronômica e também os artistas”, destaca José Alexandre de Almeida, secretário de Promoção e Projetos Especiais.

O circuito incluiu a histórica Fazenda Itaocaia, com a exposição permanente “Caminhos de Darwin”. Para a administradora Maria Lúcia, de 56 anos, é muito importante disponibilizar e trocar conhecimentos e cultura.

“É sempre bacana quando temos esse evento aqui. Eu venho almoçar com minha família e amigos. Fizemos o circuito, rimos e estamos aproveitando essa troca de conhecimento, cultura e informação em nosso bairro”, ressaltou a moradora de Itaocaia Valley.

O Curta Itaocaia compõe a estratégia do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como Maricá 2030, criado em 2018 pela Prefeitura de Maricá para oferecer um trabalho de estruturação turística, o que permitiu a criação de novos roteiros e circuitos. Esse trabalho é desenvolvido por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com as secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais, que elaborou o projeto Vem Viver Maricá.