Prefeitura prossegue com conscientização de moradores da região do Taboal, em Itaipuaçu

Agentes percorreram área residencial da localidade e distribuem folhetos informativos aos moradores da região

terça-feira, 30 janeiro 2024

Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), em parceria com a Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, prosseguiu na manhã desta terça-feira (30/01) o trabalho de conscientização sobre a importância da preservação da área conhecida como ‘Taboal’. Com apoio de equipes do Comitê de Defesa dos Bairros, que passaram por um treinamento, agentes percorreram a área residencial da localidade e distribuíram folhetos informativos aos moradores da região reafirmando a necessidade da preservação ambiental.

A área de interesse fica localizada entre o Barroco e o loteamento Morada das Águias, em Itaipuaçu, e tem cerca de 700 mil metros quadrados onde predomina a vegetação chamada de ‘taboa’, que tem por característica absorver, de forma natural, os alagamentos causados por fortes chuvas. O local é parte da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

O taboal é uma vegetação que atua na recarga do lençol freático, permitindo a infiltração da água no solo e o aterramento impede a capacidade de absorção e aumenta o risco de enchentes. Há um parecer do Inea, datado de 2014, segundo o qual a região é classificada como uma área de preservação.

De acordo com o subsecretário de urbanismo de Maricá, Bruno Marins, há um ano uma portaria (n° 001/2023) proíbe a emissão de alvarás para construções de imóveis na localidade. O órgão suspendeu, à época, todas as autorizações para atividades ambientais e construtivas nessa região, diante das consequências negativas que elas podem causar. Ainda segundo ele, o objetivo é transformar a área em uma unidade de conservação.

“Se houver construções ali, como querem esses grupos, toda essa região do Barroco passaria a ter risco de enchentes, numa chuva mais extrema, o que está se tornando cada vez mais comum com as recentes mudanças climáticas”, afirmou o subsecretário.

Ao perceber irregularidades, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo pelos telefones: 3731-9777 e 97259-9213. Também pode ser utilizado o número do Disque Denúncia: 2253-1177.

Por que o Taboal é importante?

• Absorve metais pesados e reduz a contaminação bacteriana
• Fornece alimento e abrigo uma ampla variedade de animais, incluindo insetos, aves, anfíbios, roedores, répteis e peixes
• Ajuda na penetração da água no solo
• Ajuda a manter a integridade do solo