Prefeitura realiza primeira Feira da Agricultura Familiar no Centro

Iniciativa municipal contou com venda de produtos orgânicos, livros, artesanatos, plantas e muita música

sábado, 13 abril 2024

Foto: Gabriel Ferreira

A Prefeitura de Maricá promoveu neste sábado (13/04) a primeira Feira da Agricultura Familiar em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop), no Centro. A iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento reuniu expositores com vendas de artesanato e produtos orgânicos.

O evento, que já acontece em Araçatiba e no Barroco, em Itaipuaçu, foi montado pela primeira vez no espaço em frente ao Cecop. O prefeito Fabiano Horta passou na feira, conversou com moradores e expositores, e afirmou que a iniciativa municipal é um sucesso.

“Para nós é muito importante criar essa rede de fluxo entre a Feira Agroecológica e o Cecop, o desenvolvimento da economia informal da nossa cidade. As pessoas estão aqui com a sua produção, com aquilo que tem na sua arte sendo exposta. Convidamos todos os moradores a virem prestigiar essa iniciativa, que acontecerá todo segundo sábado do mês”, afirmou o prefeito.

Durante o Sarau Agroecológico, ministrado por Rute Souza, os visitantes puderam acompanhar poesias e contação de histórias, com o objetivo de estimular a reflexão e manifestar cultura.

“É importante estarmos expandindo a nossa feira, para nossos feirantes e produtores rurais, que estão ampliando seus negócios. Também é bom valorizar a interlocução entre Secop e nossa feira. Agora que teremos feira toda semana vai ser legal porque vamos conseguir repassar esses produtos que são feitos com muito amor e carinho”, afirmou Mariana Principe, secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

A feira contou com ampla variedade de artesanato e diversos produtos naturais e orgânicos, fomentando a economia local, além de incentivar a reciclagem, como sebo de livros e bolsas de retalhos.

Para Maria de Lourdes, de 60 anos, a feira ajuda os comerciantes como um todo. “Sempre participo das feiras. É muito legal estar aqui agora na frente do Cecop, porque ajuda outros comerciantes”, disse a moradora do Centro.