Programa Viver Bem promoveu graduação e troca de faixa em Taekwondo

Evento aconteceu na Arena São José e reuniu mais de 300 pessoas

sábado, 9 dezembro 2023

Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Governo, promoveu neste sábado (09/12) a graduação e o exame de troca de faixa de taekwondo do programa Viver Bem, na Arena São José, em São José do Imbassaí. A iniciativa reuniu mais de 300 pessoas, entre atletas de taekwondo do programa, mestres, visitantes, pais, alunos e colaboradores.

O evento apresentou o resultado das avaliações dos mestres sobre a performance dos alunos, definindo a faixa de cada lutador.

“Hoje estamos realizando a troca de faixa dos alunos de taekwondo do programa Viver bem, que é um excelente exercício e ajuda promover benefícios importante tais como: fortalecimento do corpo, aumentando a flexibilidade dos alunos, no ambiente escolas e melhorando seus reflexos, autocontrole e sua autoconfiança, e aperfeiçoando suas habilidades e principalmente a capacidade de concentração. É um dia mágico e com muita alegria aqui na arena”, disse a coordenadora esportiva do programa, Fernanda Ramos.

No Taekwondo a graduação segue uma hierarquia que é representada por faixas (branca, amarela, amarela ponta verde, verde, verde ponta azul, azul ponta vermelha, vermelha, vermelha ponta preta e preta) que simbolizam o ciclo de aprendizagem do aluno. A aluna do polo de Inoã, Valéria Guida, de 66 anos, se emocionou ao falar do evento.  “É um momento especial. Adoro o que a prefeitura vem possibilitando a população de ter. Ter acesso a diferentes modalidades esportivas, é encantador! Hoje estou mudando da amarela para a faixa verde e muito grata por ser aluna de um projeto gratuito do município”, comentou.

Sobre o esporte

O Taekwondo é uma Arte Marcial Coreana. Entre os vários benefícios para o praticante, estão: melhora da força muscular, assim como a resistência cardiovascular, aumenta a elasticidade, agilidade e flexibilidade, ajuda a desenvolver as capacidades de coordenação e equilíbrio e proporciona controle e conhecimento do próprio corpo.

Como participar do programa

As inscrições para as atividades do “Programa Viver Bem” são permanentes nos cinco polos, a partir dos três anos e sem limite de idade. Os interessados devem se dirigir aos locais com RG e CPF, além do comprovante de residência e atestado de saúde. O polo de São José funciona das 8h às 20h, e os demais das 8h às 19h.

Sobre o programa

Criado em 2013, o “Programa Viver Bem” oferece mais de 20 atividades diferentes entre educacionais, esportivas e lúdicas, que acontecem nos polos de São José do Imbassaí, Inoã, Itapeba e de Ponta Negra.