Propostas do Plano de Mobilidade Urbana são apresentadas aos gestores municipais

Esta foi a última ação preparatória antes da terceira audiência pública que acontece nesta quarta-feira (26/04), às 18h, no Banco Mumbuca

terça-feira, 25 abril 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta terça-feira (25/04) a última atividade preparatória antes da terceira audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana, que acontece nesta quarta-feira (26), às 18h, no Banco Mumbuca. Na reunião, realizada no Caxito, os gestores das autarquias Serviço de Obras de Maricá (Somar), da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Empresa Pública de Transportes (EPT) e da Secretaria de Trânsito e de Engenharia Viária conheceram as propostas que serão discutidas com a população para inclusão no documento final.

Entre as ações apresentadas, os gestores indicaram interligações da rede cicloviária, reduzir o limite de velocidade em vias locais, entre outras ações. Na oficina de propostas realizada em março, os representantes da prefeitura sugeriram vias alternativas de acesso ao aeroporto municipal para desafogar o Centro da cidade; a criação de um sistema viário para os parques industrial, no distrito de Ponta Negra, e tecnológico, em Ubatiba; obras do viaduto do Flamengo, a duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) até o bairro Condado; pavimentação de ruas em Itaipuaçu; além de um estudo para a criação de um sistema binário para melhorar o trânsito na rotatória da Mumbuca, um dos principais gargalos da região central e via de ligação à rodovia.

Inscrições para audiência pública até quarta-feira (26/04)

As inscrições para a terceira audiência pública do Plano Municipal de Mobilidade Urbana encerram nesta quarta-feira (26). Para participar é necessário realizar um cadastro prévio no link https://bit.ly/41EQ3LJ. O objetivo é apresentar a versão preliminar do documento de propostas para a mobilidade do município com indicações para a melhoria de serviços, estruturas e de deslocamento na cidade.

No documento estão incorporadas as contribuições das audiências públicas anteriores, das oficinas comunitárias e oficinas internas com os órgãos municipais, além do questionário online que ficou disponível entre os dias 13 e 27 de abril.

As questões apontadas (veja aqui – https://www.marica.rj.gov.br/marica-mobilidade/documentos/) destacam a padronização das calçadas com conforto e segurança, indicam as ruas necessárias para manutenção, sinalização de ciclovias, integração intermodal e a adequação da frota de ônibus.

Em relação às diretrizes para o transporte, o documento estabelece a implantação de pistas exclusivas de ônibus ao longo da RJ-106, a reprogramação operacional em dias úteis, reorganização da rede de linhas integradas por terminais, estações e pontos de embarque e desembarque. Também contém indicações dos eixos da Estrada dos Cajueiros com a proposta de implantar a seção de via arterial em alguns trechos, com a implementação de binários em outros.

Plano de Mobilidade

O Plano de Mobilidade é um instrumento de planejamento e gestão que tem o objetivo de melhorar as condições de deslocamento no município e do acesso amplo aos bens e serviços, priorizando o transporte coletivo e o não motorizado. Ele propõe um conjunto de diretrizes e propostas de ações que conduzam à modernização das infraestruturas e sistemas de transportes, de modo integrado aos instrumentos legais, como o Plano Diretor.