Proteção Animal de Maricá promove peça teatral na Creche Municipal Pinguinho de Luz

Iniciativa visa prevenir e conscientizar a população sobre o combate à violência animal

quarta-feira, 6 setembro 2023

Fotos de Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção Animal, promoveu nesta quarta-feira (06/09) mais uma atividade educativa com crianças, entre 2 e 5 anos, na Creche Municipal Pinguinho de Luz, em São José de Imbassaí. O objetivo é prevenir e conscientizar a população sobre o combate à violência animal.

A ação didática contou com a participação de profissionais da secretaria vestindo fantasias de animais e apresentando histórias em forma de peça infantil. Os atores abordaram o respeito e o cuidado com a saúde dos bichos, além de dinâmicas de incentivo ao cuidado animal.

“Nosso intuito nessas palestras nas escolas é sensibilizar os alunos quanto a causa animal, despertando nessas crianças a afetividade entre eles e os animais, oferecendo à eles a possibilidade de interação, fortalecendo o sentimento de cuidado e preservação”, explicou o secretário de Proteção Animal, Fabiano Novaes.

Assistência aos animais de rua

A secretaria informa que, para dar assistência a cães e gatos que vivem nas ruas, dez clínicas veterinárias da cidade foram credenciadas para a realização de exames, internação e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos diversos (como ortopédicos, oftalmológicos e oncológicos). A busca ativa pelos animais doentes é feita pela equipe técnica da Coordenadoria, mas qualquer cidadão de Maricá poderá ajudar os animais de rua solicitando a assistência pelo número de WhatsApp (21) 99546-0334.

Os profissionais vão até o local para constatar as necessidades de saúde do animal, acolher e dar o atendimento veterinário necessário. Após a recuperação, o animal será inserido no programa de adoção. No caso de constatação de abandono de cães ou gatos, o dono poderá ser identificado e denunciado por maus-tratos.