Qualifica Maricá entrega 853 certificados para alunos do 5º ciclo

Iniciativa da Secretaria de Trabalho e do ICTIM visa a alocação dos profissionais no mercado de trabalho em 2024

sábado, 2 dezembro 2023

Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), entregou neste sábado (02/12) 853 certificados de conclusão de cursos para alunos do 5º ciclo do Qualifica Maricá. A solenidade em parceria com o Instituto Brasil Social (IBS) aconteceu no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro.

O secretário de Trabalho, Marcus Bambam, afirmou que o Qualifica Maricá proporciona capacitação para que o aluno possa disputar e ocupar os postos de trabalho.

“Tenho ido nos cursos acompanhar passo a passo e posso afirmar que eles saem prontos para o mercado. Escuto diversos depoimentos de pessoas que melhoraram a sua autoestima. Estamos estudando caminhos para que a gente complete o ciclo, colocando essa galera no mercado de trabalho em Maricá, já que estão prontos e aptos para ocupar qualquer cargo dentro das qualificações que adquiriram. Essa é a nossa meta e é isso que vamos fazer no ano que vem”, adiantou Bambam.

Presidente do ICTIM, Claudio Gimenez, destacou a participação da população nos ciclos do Qualifica Maricá. “Nossa expectativa é de mantermos o que já estamos fazendo com esses cursos e procurarmos novas formações para atender a demanda e facilitar a colocação desse aluno no mercado de trabalho. Estamos preparando o calendário 2024, revendo algumas datas sazonais para disponibilizar os cursos.

Gimenez ressaltou que, caso o aluno não tenha sido sorteado num primeiro momento, ele ainda tem a disponibilidade e a possibilidade de entrar no curso por meio das vagas ociosas. “Então, que ele não desista, continue acompanhando, porque com certeza vai cursar o que deseja junto ao Qualifica Maricá”, declarou.

Metalúrgico, Edmundo Amaral, 60 anos, que mora em São José do Imbassaí, concluiu o curso de eletricista de sistema de energias renováveis. Com a capacitação, ele busca ter mais qualidade de vida.

“É mais uma profissão, mais conhecimento para eu poder, quem sabe futuramente, trabalhar aqui em Maricá mesmo. Esse curso foi muito importante para mim, pois consegui aprender bastante e já quero fazer outros porque os professores daqui são ótimos, nos dão muita força”, contou.

Moradora de Cordeirinho, Patrícia Costa, 45 anos, estudou administração. “Fiz o curso para atualizar o currículo. Estou certa de que já saio daqui para o mercado de trabalho porque esse é um curso qualificado e muito bom”, disse.

Aluno de mecânica de moto e elétrica, Paulo Roberto, 41 anos, disse que trabalha em outra área, mas sempre se identificou com a profissão de mecânico.

“Esse é um ramo com o qual eu me identifiquei tanto que não pretendo mais ficar só como hobby e quero tentar trabalhar com isso. Aprendi muito com o meu professor e acho que fazer um curso desse é essencial para qualquer morador. Mesmo que a pessoa não saiba nada, depois uma qualificação como essa, ela vai sair 100% afiada para o mercado de trabalho”, avaliou o morador de Jacaroá.

Talita Mendes, 18 anos, de Itaipuaçu, concluiu o curso de assistente de recursos humanos para trabalhar na área. “Ainda estou em busca de emprego. Mas acredito que muita coisa do que aprendi nesse curso eu vou levar para a vida”, pontuou.

Qualifica Maricá

Lançado em 2022, o Qualifica Maricá ofereceu 7.500 vagas ao longo de seis ciclos. Este último já em andamento. Ao todo, 31.751 inscritos.

Entre os cursos oferecidos estão: assistente de planejamento, programação e controle de produção; camareira em meios de hospedagem; eletricista instalador predial; formação inicial em gesseiro (drywall); instalador hidráulico residencial; mecânico de motocicleta; desenhista de produtos gráficos web; pedreiro de alvenaria; mecânico de refrigeração e climatização residencial e instalador de sistemas eletrônicos de segurança. As capacitações acontecem em cinco polos localizados em Inoã, Itaipuaçu, Centro, Condado e Ponta Negra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir