Quase 70 mil inscritos no concurso público para professores de Maricá

Provas acontecem em maio. São 326 vagas com salários de R$ 9.552,38 (docente I) e R$ 6.823,13 (docente II)

terça-feira, 16 abril 2024

Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá encerrou na segunda-feira (15/04) as inscrições para o concurso público dos professores da rede municipal de ensino. Ao todo, 69.384 candidatos confirmaram às inscrições e irão disputar 326 vagas com salários de R$ 9.552,38 (docente I) e R$ 6.823,13 (docente II), valor acima do piso nacional que é de R$ 4.580,57. As provas acontecem nos dias 1º e 19 de maio e serão realizadas pela Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac UFF).

Do total de inscritos, 40.419 candidatos irão disputar 176 vagas de nível superior (docente I), com atuação em turmas dos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio. As vagas foram distribuídas para professor de Artes (14), Ciências Físicas e Biológicas (24), Educação Física (15), Geografia (19), Matemática (36), História (22), Língua Estrangeira Inglês (14) e Língua Portuguesa (32). Vale destacar que para se candidatar é preciso ter licenciatura nas respectivas áreas de interesse.

Outros 28.965 candidatos concorrem a 150 oportunidades de nível médio (docente II), destinado às turmas da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse cargo tem como requisito formação de professores ou licenciatura em Pedagogia, para regência na educação infantil e/ou no ensino fundamental anos iniciais, tanto no ensino regular quanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O edital está disponível no site da Coseac/UFF – https://portal.coseac.uff.br/.

Márcio Jardim, secretário de Educação, destacou que pagar um bom salário ao professor é um direito merecido, assim como profissionais de outras áreas, para fortalecimento da rede municipal de ensino, que hoje possui 2.435 professores, 28 mil alunos e 68 escolas.

“Os futuros professores vêm para uma cidade com um sistema motivado. Temos uma rede de ensino que valoriza a docência, o conhecimento, a pesquisa de investigação científica. Apostamos muito numa formação humanista que prepare as pessoas para a vida, na formação de cidadãos e cidadãs conscientes para serem independentes”, declarou Márcio.

Salários

O salário do docente II é de R$ 6.823,13 mais auxílio-alimentação de R$ 650 creditado em moeda social de Maricá e a jornada de trabalho é de 40 horas.

Para docente I, o salário base é de R$ 9.552,38 mais auxílio-alimentação de R$ 650 creditado em moeda social de Maricá. A jornada é de 30 horas.