Restaurante Municipal Mauro Alemão é aberto à população em Inoã

segunda-feira, 30 agosto 2021

A Prefeitura de Maricá iniciou, nesta segunda-feira (30/08), as atividades do Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, iniciativa voltada às pessoas em vulnerabilidade. No local são oferecidas refeições a preços populares entre 6h e 15h.

O cardápio do primeiro dia de funcionamento foi variado. No café da manhã, ao preço de R$ 1, os moradores que estiveram no local tiveram à disposição uma refeição saudável, composta por café, leite, sanduíche e fruta. Já no almoço, custando R$ 2, a população teve acesso a um prato completo, contando com arroz, feijão, salada de repolho, proteína (escolhendo entre carne moída com chuchu e omelete) e canjiquinha com molho, acompanhado por refresco e doce para sobremesa.

A população presente no dia de abertura se mostrou empolgada com o início das atividades do restaurante. Para a dona de casa Ana Carolina Santos, de 30 anos, moradora do residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa Minha Vida de Inoã), o espaço garante a alimentação das pessoas que mais necessitam, beneficiando toda a família.

“Tenho dois filhos e trazendo minha família para se alimentar aqui vou economizar bastante, já que muitas vezes temos que levá-los mais cedo à escola para tomar café e agora podemos trazê-los aqui e comermos juntos. Além disso, os ônibus vermelhinhos me auxiliam a vir da minha casa ao restaurante gratuitamente, uma maravilha”, afirmou.

Carlos Alberto Carvalho, de 43 anos, morador da Casa Abrigo de Araçatiba que foi até o local pelo preço reduzido, defendeu que o projeto do Restaurante Municipal é mais uma etapa no acolhimento de Maricá aos mais vulneráveis.

“Já achava muito boa toda a estrutura do abrigo e agora, com um restaurante como esse em Inoã, só tenho a agradecer por todo o suporte. Maricá tem um acolhimento muito bacana a todos e pretendo ir ao restaurante sempre quando puder, aproveitando o café da manhã e almoço de qualidade com preços muito acessíveis”, afirmou. Além de Carlos Alberto, outros 30 usuários dos movimentos Sem Terra, da Luta pela Moradia e da População em Situação de Rua também estiveram presentes na abertura do restaurante.

Já o aposentado Sérgio Ferreira, de 69 anos, morador de Itaipuaçu, explica que a inauguração do projeto traz muita felicidade, fazendo com que moradores do distrito vizinho compareçam ao local.

“O almoço estava muito bom e agradeço por recebermos um espaço de braços abertos à população que mais necessita, algo que traz muita felicidade. Em Itaipuaçu, as refeições em restaurantes tradicionais custam em torno de R$ 15 e, com os ônibus vermelhinhos, creio que os moradores do distrito virão para cá fazer as refeições, auxiliando a população em vulnerabilidade que vive lá”, completou.

Segundo a primeira-dama de Maricá, Rosana Horta, o primeiro restaurante municipal é a efetivação de um sonho coletivo, democratizando o acesso a uma refeição saudável e de qualidade.

“O Restaurante Municipal é um sonho que estamos concretizando. A comida no prato é para todos e esse espaço representa isso”, ressaltou.

A secretária de Economia Solidária, Rebeca Azevedo, envolvida no projeto, destaca a união de diversas frentes para a construção do espaço que é um marco para a cidade.

“Esse é um local que une diversos grupos para construir uma política em conjunto à população e conseguimos elaborar isso de forma bastante proveitosa, com segurança alimentar, sendo um marco para a cidade”, pontuou. “Agora a nossa proposta é discutir com os movimentos sociais ou próximos passos e avançar na perspectiva da soberania alimentar”, completou a secretária.

O Restaurante Municipal Mauro Alemão funciona de 6h às 9h para o café da manhã e das 11h às 15h para o almoço, com a previsão de 1000 refeições diárias no local. O espaço fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), km 13, em Inoã, no sentido Niterói.

**Atualizado às 15h03 de terça-feira (31/08).