‘Sarau Literário e o Clube do Livro’ agitou Itaipuaçu na noite de quinta-feira (31/08)

Roda de conversa abordou o livro “Bakari” da escritora e facilitadora do Maricá das Artes, Lili Dias, e teve a participação de mais de 50 pessoas

sexta-feira, 1 setembro 2023

Foto: João Vitor Costa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu na quinta-feira (31/08) mais uma edição do ‘Sarau Literário e o Clube do Livro’ no polo do programa Maricá das Artes, em Itaipuaçu. O evento, que foi aberto ao público e reuniu mais de 50 pessoas, contou com a presença do professor e poeta João do Corujão. Houve uma roda de conversa, apresentação de números de dança e conversas temáticas.

Nesta edição, a roda de conversa foi sobre o livro “Bakari”, de autoria da escritora e facilitadora do Maricá das Artes, Lili Dias. Bakari é a história de um menino que tem medos e emoções como qualquer criança. Porém, pelas suas relações afetivas, ele já tem consciência e orgulho da sua ancestralidade e identidade, inspirando um olhar sobre as diferenças ainda na infância.

“É muito bom ver o brilho no olhar de cada um que lê o meu livro, de cada criança e cada adulto. Estou muito feliz em poder apresentar – mais uma vez – o meu livro nesse espaço maravilhoso”, disse a escritora Lili Dias, cujo livro foi lido para o público pelo seu aluno Pedro Hugo Garcia, de 10 anos.

A gestora do programa, Thyara Tavares, agradeceu a participação.
“Aqui democratizamos a cultura, a inclusão de maneira igualitária para a população de Maricá, a diversidade e os saberes. Foi muito bom ver tantas pessoas novas no nosso espaço. Agradeço cada um que esteve nessa linda noite com a gente”, comentou.

O Sarau Literário é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, pelo Programa Maricá das Artes e gestão do Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional (IPCEP). O Projeto Maricá das Artes oferece oficinas de capacitação nas áreas do teatro, música, dança, fotografia, literatura, audiovisual e produção cultural. O projeto foi criado em 2009 para oferecer oficinas gratuitas ministradas por professores com experiência na área de forma on-line e presencial.

A aluna de contação de história e teatro, Laís Rodrigues, de apenas 11 anos, elogiou a obra e os cursos que são ministrados no local.
“Eu sou muito feliz aqui! Esse livro da tia Lili nos inspira a observar as diferenças e entendê-las desde pequenos. Afinal, somos diferentes e, ao mesmo tempo, somos todos iguais”, disse a pequena inspirada.

Sobre os cursos no polo e a biblioteca

O local disponibiliza a ‘Estação da Leitura’, que contém cerca de mil livros com temas infantis, educacionais, romance, além de contos, poemas e biografias, voltados para todas as idades, que poderão ser acessados pela população no polo Maricá das Artes, em Itaipuaçu. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, com agendamento prévio na secretaria do polo. Para quem deseja pegar um livro emprestado, basta preencher a ficha de inscrição com identidade (RG), comprovante de pessoa física (CPF) e comprovante de endereço.

O espaço também oferece oficinas do projeto Maricá das Artes, que está com as inscrições abertas para oficinas gratuitas do Projeto Maricá das Artes, como trompete, contação de história e mediação de leitura brincando, Gestão de Projetos e Produção Cultural, entre outras. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://maricadasartes.org.br/inscricao-marica-das-artes/

O polo do Maricá das Artes fica localizado na Avenida Carlos Marighella, Lote 07, Quadra 12 – São Bento da Lagoa, em Itaipuaçu.