Saúde de Maricá adquire cinco novas vans para transporte de pacientes em tratamento fora do município

Frota destinada ao serviço aumentou em 150%, oferecendo mais conforto e qualidade no deslocamento

quarta-feira, 10 abril 2024

Foto: Liz Perez

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde (Femar), realizou a aquisição de cinco novas vans climatizadas para o transporte de pacientes que realizam tratamento em outros municípios, um aumento de 150%. O número representa mais do que o dobro do quantitativo anterior, que era de dois veículos para esse serviço. Agora, são quatro vans comuns e uma adaptada às necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, proporcionando conforto e deslocamento qualificado para consultas, exames e procedimentos diversos agendados pela Central de Regulação.

Em breve, dois outros veículos adaptados serão recebidos e integrarão a frota. Atualmente, cerca de 84 pacientes são transportados diariamente para passar por diversos procedimentos oferecidos em unidades de referência em cidades vizinhas, como diálise (filtração do sangue para eliminar o excesso de líquidos e substâncias tóxicas), radioterapia, quimioterapia, reabilitação motora, dentre outros atendimentos. As vans podem funcionar até 24 horas, circulando para atender às demandas identificadas.

As pessoas com procedimentos marcados para outros municípios e que desejam utilizar o transporte podem realizar a solicitação levando o pedido da unidade de saúde e documento de identidade à Rua Domício da Gama, 433, no Centro, em um contêiner localizado próximo à área das ambulâncias do Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

Os veículos adquiridos são fundamentais para promover o bem-estar da população, deslocando o público agendado sem qualquer custo para realizar procedimentos em cidades distantes, muitas vezes sem ligação direta por transporte coletivo com Maricá. Isso facilita o acesso aos serviços de saúde, possibilita o deslocamento em horários muitas vezes inviáveis para transporte por vias próprias, além de garantir a chegada com segurança e em horário hábil no local de atendimento, evitando faltas.

O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, ressaltou o diferencial dos novos veículos no cuidado à população, atendendo as demandas e promovendo acesso à saúde.

“Identificamos uma demanda crescente por transporte para atendimentos fora do município e, com isso em vista, nos esforçamos para ampliar a frota de forma quantitativa e qualitativa. Cinco novas vans já estão em operação e permitem que os moradores cheguem aos locais com tranquilidade, garantindo o acesso e a realização de tratamentos importantes, que muitas vezes são delicados. Esse é um avanço essencial e faz parte dos nossos investimentos contínuos na requalificação da rede”, afirmou.

Femar otimiza a gestão em saúde

A Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar) foi criada para modernizar a gestão e dar mais celeridade às respostas para as demandas de saúde da cidade, principalmente em meio ao aumento populacional, com um incremento de mais de 54% entre o Censo de 2010 e o de 2022. A fundação é dirigida por um colegiado composto por um conselho executivo de diretores e conta com as diretorias Geral; Financeira; Administrativa; de Gestão do Trabalho e Desenvolvimento Institucional; de Ensino, Produção do Conhecimento e Tecnologias e de Atenção à Saúde.

Atualmente, um concurso público e um processo seletivo estão em andamento para atuação na Femar, ambos realizados pela Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF), com o objetivo de requalificar e expandir a rede de atenção à saúde. O concurso público da fundação seleciona profissionais de nível médio e superior para compor as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF), dos serviços da Atenção Especializada, de Saúde Mental e do Complexo Regulador do município. A remuneração varia de R$ 1.587,93 a R$ 18 mil.

Já o processo seletivo inclui 568 vagas e cadastro reserva para os empregos públicos de agente comunitário de saúde e de combate às endemias, com atuação em USF dos quatro distritos da cidade.