Saúde promove capacitação voltada ao acolhimento da população LGBTI+

Formação abordou formas de qualificar o atendimento a esse público, principalmente nas Unidades de Saúde da Família

sexta-feira, 18 outubro 2024

Foto: Liz Perez

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira (16/10) a primeira etapa do curso de qualificação sobre o atendimento à população LGBTI+ no auditório da repartição, no Centro. A fase inicial da capacitação foi direcionada aos gestores das unidades municipais de saúde da cidade e teve o intuito de otimizar o acolhimento a esse público, principalmente nas Unidades de Saúde da Família (USF), porta de entrada da rede de cuidados. Dessa forma, esses espaços se tornam mais inclusivos e receptivos a todos.

A formação, oferecida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria de Saúde, contou com uma palestra ministrada por profissionais do Centro de Cidadania LGBTI+ de Maricá, vinculado ao programa Rio Sem LGBTIfobia do Governo do Estado do Rio de Janeiro. No momento de diálogos, foram compartilhados dados de atendimentos de saúde no município e em outros serviços voltados ao público LGBTI+, informações sobre leis que respaldam esse grupo, além de ser destacado o impacto da assistência psicossocial a essa população.

Dezenas de gestores das unidades de saúde de Maricá participaram da primeira etapa formativa e promoverão ações coletivas nos espaços em que atuam para compartilhar os ensinamentos a outros profissionais. Na próxima quarta-feira (23/10), será a vez dos responsáveis técnicos das unidades municipais de saúde participarem do curso direcionado ao atendimento do público LGBTI+.

O professor doutor Raphael Dias, coordenador de ensino e pesquisa do Neps, ressaltou o papel da formação para acolher melhor a população LGBTI+ e promover conscientização entre os profissionais.

“A realização de atividades educativas permanentes e continuadas é essencial para promover um ambiente de acolhimento às pessoas LGBTI+ nas unidades municipais de saúde de Maricá. Essa iniciativa visa garantir que as equipes de saúde desenvolvam competências e habilidades para oferecer um atendimento respeitoso e inclusivo, assegurando os direitos e a dignidade dessa população no acesso aos serviços de saúde”, afirmou.

Roberto Antônio, psicólogo do Centro de Cidadania LGBTI+ de Maricá, garantiu que o curso é uma forma de compartilhar informações essenciais.

“Fico muito feliz com essa parceria para a realização da capacitação, porque é através da informação, do conhecimento, que reduzimos o preconceito. Assim, combateremos a discriminação à população LGBTI+, garantindo o direito à saúde integral, à equidade e promovendo uma sociedade mais justa”, acrescentou.

Assistência em toda a rede

Para otimizar o acolhimento à população LGBTI+ na rede de saúde da cidade, a Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar) está elaborando uma linha de cuidados específicos para esse público, abordando aspectos fundamentais do atendimento, tratamento e acompanhamento do bem-estar desse grupo. Dessa forma, as unidades municipais de saúde terão critérios técnicos atualizados e ainda mais qualificados para receber e prestar a assistência necessária a esse contingente.

Em outra frente, no curso de qualificação oferecido pelo Neps, também foram apresentados serviços de outras secretarias para acolher as demandas do público LGBTI+. Iracema Miranda, professora e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas LGBTI+ da Secretaria Municipal de Assistência Social, destacou a importância da articulação e integração intersetorial para o cuidado desse público.

“O curso promoveu um encontro muito importante entre as equipes de saúde da cidade, o Núcleo de Atendimento da Secretaria de Assistência Social, o Centro de Cidadania LGBTI do Governo do Estado e a Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos. Precisamos cuidar do público LGBTI+ com toda dignidade, com atenção, tendo linhas de cuidados específicas. Assim, construímos uma sociedade mais justa, onde todas as especificidades sejam cuidadas e atendidas com êxito”, concluiu.

Educação permanente na saúde municipal

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde apoia o desenvolvimento de ações educativas variadas, reconhecendo a relevância de cada temática trabalhada e abordando também a inclusão, a diversidade sexual e de gênero nas práticas de saúde. Com essas iniciativas de educação continuada e permanente, o núcleo busca construir um atendimento que valorize a equidade e a promoção da saúde integral de todas as pessoas.

O intuito das formações é que os profissionais desenvolvam o papel de multiplicadores, compartilhando os conhecimentos adquiridos com suas equipes e garantam a implementação de ações práticas que reforcem o acolhimento seguro e humanizado nas unidades pelas quais respondem, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir